10 mil pessoas processaram a operadora da central de Fukushima

Gill Tudor / IAEA

Trabalhadores em Fukushima

Trabalhadores em Fukushima

Quase 10 mil pessoas processaram a empresa proprietária da central de Fukushima pelo acidente ocorrido na central em 2011, segundo dados disponibilizados por uma associação japonesa, citados esta quarta-feira na imprensa local.

Atualmente, 9.992 pessoas, incluindo aquelas que não puderam regressar às suas casas junto à central devido à radiação, juntaram-se aos 25 processos coletivos apresentados contra a Tokyo Electric Power (TEPCO) em 20 tribunais diferentes, escreve hoje o jornal Asahi.

A primeira ação contra a TEPCO foi interposta em dezembro de 2012 por um grupo de cidadãos que teve de ser retirado da localidade de Futaba, junto à central.

Desde então milhares de pessoas apresentaram ações judiciais ou juntaram-se às já existentes.

Na origem dos processos está o descontentamento com o sistema de indemnizações estabelecido pelo Governo japonês após o acidente nuclear provocado pelo sismo e tsunami a 11 de março de 2011.

Os autores dos processos argumentam que os pagamentos são insuficientes e exigem que a TEPCO pague indemnizações adicionais até que os níveis de radiação ao redor da central voltem ao que eram antes do acidente, pedindo também que sejam compensados financeiramente pela “destruição das suas comunidades”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …