10 mil pessoas processaram a operadora da central de Fukushima

Gill Tudor / IAEA

Trabalhadores em Fukushima

Trabalhadores em Fukushima

Quase 10 mil pessoas processaram a empresa proprietária da central de Fukushima pelo acidente ocorrido na central em 2011, segundo dados disponibilizados por uma associação japonesa, citados esta quarta-feira na imprensa local.

Atualmente, 9.992 pessoas, incluindo aquelas que não puderam regressar às suas casas junto à central devido à radiação, juntaram-se aos 25 processos coletivos apresentados contra a Tokyo Electric Power (TEPCO) em 20 tribunais diferentes, escreve hoje o jornal Asahi.

A primeira ação contra a TEPCO foi interposta em dezembro de 2012 por um grupo de cidadãos que teve de ser retirado da localidade de Futaba, junto à central.

Desde então milhares de pessoas apresentaram ações judiciais ou juntaram-se às já existentes.

Na origem dos processos está o descontentamento com o sistema de indemnizações estabelecido pelo Governo japonês após o acidente nuclear provocado pelo sismo e tsunami a 11 de março de 2011.

Os autores dos processos argumentam que os pagamentos são insuficientes e exigem que a TEPCO pague indemnizações adicionais até que os níveis de radiação ao redor da central voltem ao que eram antes do acidente, pedindo também que sejam compensados financeiramente pela “destruição das suas comunidades”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …