//

10 mil anos a medir o tempo: Bezos anuncia construção de super-relógio subterrâneo

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Jeff Bezos, o nome que está por trás da Amazon, anunciou esta terça-feira o início do processo de instalação de um enorme relógio subterrâneo, situado no Texas, com o qual procura medir a passagem do tempo durante os próximos 10 mil anos.

“Este é um relógio especial, projetado para se transformar num símbolo, um ícone para o pensamento a longo prazo”, escreveu Jeff Bezos no site do projeto. O objetivo do empreendedor é chamar a atenção para a necessidade de pensarmos, enquanto sociedade, no futuro da humanidade e do nosso planeta.

O relógio do dono da Amazon está situado no interior da cordilheira Sierra Diablo, a oeste do Texas, nos Estados Unidos, e tem como principal objetivo medir a passagem do tempo durante os próximos dez mil anos. O projeto irá custar 42 milhões de dólares.

De acordo com a Exame, o relógio está a ser construído numa caverna, a 152 metros de profundidade, e mede 150 metros de altura. A obra de engenharia do CEO da Amazon irá funcionar graças aos ciclos térmicos da Terra.

O super-relógio está programado para soar uma vez por ano e os seus ponteiros irão girar totalmente apenas uma vez a cada século. Além disso, o cucu sairá do seu interior a cada milénio. A ideia original pertence a Daniel Hills, segundo a Alphr, que iniciou esta aventura em 1989 e é o responsável pelo design da versão atual.

Espera-se que seja possível visitar o 10.000 Year Clock, porém, como se encontra a várias distâncias do aeroporto mais próximo, faz com que esta iniciativa seja desafiante.

Ainda assim, há planos para que a montanha tenha também cinco “salas de aniversário” que irão representar o primeiro ano do projeto, os 10, os 100, os mil e os 10 mil do mesmo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.