1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

António Cotrim / Lusa

Simpatizantes da CGTP-IN durante as comemorações do 1.º de Maio de 2020 em Lisboa

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial e volta-se para o online, com um debate que conta com a presença dos ex-ministros Vieira da Silva e Paulo Pedroso.

O Dia do Trabalhador volta a acontecer com Portugal em estado de emergência, mas, ao contrário do ano passado, não vigora o confinamento obrigatório nem a proibição de circulação entre concelhos.

Este ano, em Lisboa, a CGTP vai organizar dois desfiles de rua que se juntam na Alameda Dom Afonso Henriques, o habitual recinto das comemorações do 1.º de Maio da central sindical.

Ao Expresso, os responsáveis da CGTP garantiram estar articulados com as autoridades de saúde e respeitar “escrupulosamente as normas de segurança”. Além disso, adiantaram estar a preparar ações em todas as capitais de distrito, que passam por concentrações, desfiles e manifestações de rua.

Já a UGT opta, pelo segundo ano consecutivo, por uma comemoração do Dia do Trabalhador totalmente virtual. “Eu não brinco”, disse ao semanário Carlos Silva, secretário geral da central sindical, que decidiu “não contribuir para aumentar a confusão”.

No dia 1 de maio, o debate online vai concentrar-se nos problemas da contratação coletiva e contar com dois ex-ministros socialistas do Trabalho: Vieira da Silva, antecessor da atual ministra e conselheiro da Comissão Europeia para a cimeira social que decorre no Porto no âmbito da presidência portuguesa da UE, e Paulo Pedroso, ministro de Guterres que bateu a porta ao PS por divergências na área laboral.

Miguel Cabrita, secretário de Estado-adjunto de Ana Mendes Godinho, também foi convidado, mas ainda não confirmou a sua presença. O Expresso avança que a atual ministra não foi convidada para assistir ao evento online.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …