Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos conseguidos nos últimos anos, a ideia de um carro voador ainda parece ser apenas viável nas histórias futurísticas de ficção científica com Tom Cruise ou Bruce Willis. Mas a patente que a Toyota acaba de registar parece querer dizer-nos que esse futuro está mais próximo do que pensamos.
A construtora automóvel japonesa Toyota registou um pedido de patente de um carro voador, com asas acondicionadas no tecto, que podem ser activadas e estendidas com um comando no volante da viatura.
Segundo o Daily Mail, a patente foi solicitada há mais de um ano, em março de 2014, e concedida no passado dia 3 de setembro.
A ilustração que acompanha o pedido de patente mostra um conjunto de 4 asas rotativas sobrepostas, que se estendem e podem ser operadas individualmente, num arranjo que faz lembrar o dos “multiplanos” dos primeiros tempos da aviação.
O conceito de um “aero-carro” é definido como um veículo capaz de circular na estrada e simultaneamente levantar voo, voar e aterrar como um aeroplano.
E é dessa forma que a Toyota apresenta o seu veículo: “a presente patente descreve um veículo que pode voar como um aeroplano de asa fixa, ou circular como um veículo terrestre”.
Um veículo com esta capacidade híbrida resolveria inúmeros problemas correntes e aumentaria a liberdade, conforto e capacidade de chegar rapidamente a qualquer destino, mas apresenta um problema notório: não é fácil estacionar um carro com asas.
A proposta da Toyota parece endereçar este problema colocando as asas empilhadas verticalmente no tecto do carro.
A demanda pelo carro voador não é uma novidade.
Nos últimos anos, várias empresas e visionários têm apresentado projectos, ideias ou protótipos de carros voadores, como o AeroMobil 3.0 apresentado em outubro ou o Terrafugia TF-X™ idealizado no vídeo abaixo.
Mas quando é uma marca como a Toyota a apresentar-se na corrida, de duas coisas podemos quase estar certos: vai mesmo acontecer, e vai ser mais cedo do que pensávamos.
AJB / ZAP