/

Selfie de duas ginastas está a dar uma lição diplomática às duas Coreias

1

(dr) Dylan Martínez / Reuters

-

A fotografia entre as duas ginastas coreanas já é considerado um dos momentos mais icónicos do evento desportivo.

Aquela que podia ser mais uma de muitas selfies tiradas pelos atletas a competir nos Jogos Olímpicos está a correr o mundo pelas melhores razões.

Tudo aconteceu quando a ginasta norte-coreana Hong Un Jong se juntou à “vizinha” sul-coreana Lee Eun Ju para tirar uma fotografia com o telemóvel.

A fotografia da fotografia foi captada no passado dia 5 pelo fotógrafo Dylan Martínez, da agência Reuters, e, desde então, está a ser muito partilhada pelos media e nas redes sociais.

Momentos antes, as duas atletas foram também vistas a conversar e a rir juntas, enquanto se preparavam para competir na qualificação de ginástica artística feminina.

O tenso clima diplomático entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é bem conhecido, mesmo depois da guerra entre os dois países já ter acabado há mais de 60 anos.

Apesar disso, as duas ginastas puseram as rivalidades de parte, deram uma grande lição aos países de origem e só por isso já mereciam uma medalha.

Espera-se agora que a ginasta norte-coreana não venha a sofrer represálias por parte de Kim Jong-un e do Governo quando regressar ao país.

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Segundo o The Sun, Hong Un Jong pode vir a ser fortemente punida, já que o líder de Pyongyang é conhecido por enviar pessoas para campos de detenção quando acha que lhe faltam ao respeito.

Roubar comida, assistir a filmes sul-coreanos, ver pornografia ou ter em sua posse uma Bíblia são alguns dos exemplos que podem decidir a morte de um norte-coreano, escreve o jornal inglês.

Certo é que as duas ginastas mostraram o verdadeiro significado do espírito olímpico a muitos outros atletas que tiveram atitudes completamente opostas.

De acordo com o The Independent, a delegação do Líbano recusou-se a partilhar um autocarro com a equipa de Israel para ir até à abertura oficial dos Jogos.

Os israelitas invadiram o Líbano durante o conflito contra as guerrilhas do Hezbollah em 2006, o que levou à morte de cerca de 1.200 pessoas, incluindo civis.

Ainda no mesmo, os oficiais sérvios solicitaram aos seus atletas que não subissem ao pódio da competição com alguém da delegação do Kosovo.

A equipa kosovar está no Brasil a competir pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, desde que declarou a independência da Sérvia em 2008.

ZAP / Hypeness

1 Comment

  1. Não escrevam merdas… as “duas” Coreias competem separadas mas desfilaram juntas em várias cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.