Portugal tem 248 mil jovens que não trabalham nem estudam

São quase 250 mil os jovens portugueses que não frequentam a escola, nem têm um trabalho, de acordo com os últimos dados recolhidos pelo Eurostat.

A chamada “geração nem-nem“, dos jovens que não estudam, nem trabalham, inclui em Portugal 248 mil pessoas, de acordo com números avançados pelo Jornal de Notícias. Em termos percentuais, estão em causa 14,6% dos jovens entre os 15 e os 29 anos, segundo adianta o mesmo jornal.

Em 2014, eram 137 mil os jovens entre os 15 e os 24 anos que se enquadravam nesta categoria dos desocupados, representando 12,3%. Mas se se considerarem os jovens até aos 34 anos de idade, os números aumentam para os 363 mil, ou seja, 15,2%.

Assim, quanto mais se alarga a idade, mais jovens se inserem na categoria de NEET, a sigla de “neither in employment nor in education and training”, isto é, nem a trabalhar, nem a estudar ou em formação.

Por região, a área Centro é a que regista menor número de jovens “nem-nem”, precisamente 8,5%, contra 13,6% no Alentejo e 13,3% no Norte do país.

Em termos europeus, considerando os 28 países aderentes, Portugal situa-se no meio da tabela.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.