Penhorados 833 mil euros por dia sem despacho de juiz

0

Generation Grundeinkommen - Daniel Häni / Flickr

Com a implementação do novo Código de Processo Civil dispararam as penhoras electrónicas. Desde Setembro de 2013,  já foram executadas 152 mil penhoras relativas a 402 milhões de euros em dívida – tudo isto sem a intervenção de um juiz.

Os dados foram apurados pelo Diário Económico junto da Câmara dos Solicitadores e revelam que “entre 1 de Setembro de 2013 e 21 de Maio deste ano, foram penhorados cerca de 833 mil euros por cada dia útil“, salienta o jornal.

Em causa estão “152.625 penhoras electrónicas sobre depósitos bancários ou valores mobiliários, essencialmente acções e obrigações associadas às contas”, num total de 402,2 milhões de euros penhorados relativos “a dívidas que estavam a ser reclamadas nos tribunais pelos credores”, reporta o Diário Económico.

Valores que ilustram o disparo no número de penhoras, sendo que “até Maio do ano passado tinham sido realizadas 52 mil penhoras electrónicas num montante de 115 milhões de euros”, segundo frisa a mesma fonte.

Este aumento assinalável resulta da implementação do novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor a 1 de Setembro de 2013, e que determinou que a penhora de depósitos passou a ser automática, sem precisar da ordem de um juiz.

“Nos 10 anos antes da entrada em vigor deste novo sistema, as penhoras bancárias representaram cerca de 20 milhões de euros, cerca de dois milhões de euros por ano, pois tratava-se de um processo mais moroso que exigia um despacho do juiz e os bancos demoravam muito a dar a informação. Muitas vezes quando havia resposta, já o executado não tinha dinheiro nas contas”, refere o presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende ao Económico.

Sem a intervenção de um juiz, é o agente de execução que dá azo ao processo de penhora com a sentença do tribunal, que confirma a dívida.

Este processo mais agilizado, contudo, é “muito positivo”, sublinha José Carlos Resende ao Diário Económico, notando que “é um sinal de que o dinheiro está a ser devolvido à economia“.

ZAP

RESPONDER

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Caso Rui Pedro: Afonso Dias poderá sair da prisão em breve

Afonso Dias cumpre no próximo mês de março dois terços da pena a que foi condenado, podendo sair em liberdade condicional já nos próximos dias. Depois de dois anos preso na cadeia de Guimarães, Afonso Dias …

-

Venda do Novo Banco avança com os norte-americanos do Lone Star

O fundo norte-americano Lone Star foi o escolhido pelo Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. O supervisor anuncia, nesta segunda-feira, o arranque das "negociações exclusivas". "O Banco de Portugal decidiu seleccionar o potencial …

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence.

Mike Pence assegura em Bruxelas que EUA vão manter cooperação com UE

O vice-presidente norte-americano assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque EUA e Europa "partilham os mesmos valores". "Hoje é …

António Domingues, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

"Domingues está mortinho por mostrar SMS de Centeno"

O futuro de Mário Centeno está nas mãos do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues. É Marques Mendes quem o diz, salientando que o ex-gestor do banco público está "mortinho por mostrar …

-

Detidos dois dos reclusos que fugiram da prisão de Caxias

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola. A mesma fonte adiantou que …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte desconfia da investigação malaia à morte de Kim Jong-nam

O embaixador de Pyongyang na Malásia disse esta segunda-feira que a Coreia do Norte não pode confiar na investigação da polícia malaia à morte do meio-irmão do seu líder, após ser convocado pelo Governo de …

-

Deco quer retirar do mercado pinturas faciais do Carnaval

A associação de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes que provocam alergias ou irritações na pele. A Deco anunciou também que vai denunciar a ausência de …

Orangotango bebê

Beijos de orangotangos podem guardar segredo da origem da fala humana

Uma equipa de cientistas afirma ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos "beijos" emitidos pelos orangotangos. Uma das revelações do estudo, realizado na Universidade de Durham, no …

-

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os …

-

Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de "planeta". Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir …