Pastorinhos de Fátima em versão Avatar em projecto milionário

Imaginew / Facebook

Avatar de Jacinta para o filme “Fé” sobre os Pastorinhos de Fátima

Um filme de animação sobre os acontecimentos de Fátima, que está a ser produzido no Porto e com estreia mundial a 13 de maio de 2017, inclui um boneco do papa Francisco, já convidado a dar voz à personagem.

Rui Pedro Oliveira, da empresa Imaginew – responsável pela produção, realização, distribuição e promoção do filme, de nome “Fé” -, explicou que a animação será uma produção em 3D sem atores reais com duração de 70 a 80 minutos e um investimento de oito milhões de euros.

Segundo Rui Pedro Oliveira, o filme é para pessoas dos 10 aos 100 anos, vai ser falado em português, inglês, espanhol, italiano e polaco, e legendado em “mais de 30 línguas” para chegar aos 1,2 mil milhões de católicos em todo o mundo.

“A ideia surgiu por acaso. O ano passado fui ao santuário e reparei que faltava pouco tempo para assinalar os 100 anos do milagre das aparições. Então, pensei em fazer algo fora da caixa”, afirmou, assumindo que o objetivo “é engrandecer nacional e internacionalmente o Santuário de Fátima”.

Em maio de 2017, comemoram-se os 100 anos dos acontecimentos de Fátima e o papa Francisco já confirmou que quer deslocar-se ao maior templo mariano do país.

Rui Pedro Oliveira explicou que “” é um filme com tecnologia de ponta, divertido, fiel aos acontecimentos, com elevado rigor histórico e científico, mas “cheio de surpresas e aventuras”, que teve a aprovação do Santuário de Fátima e do Vaticano.

Caracterizando-o como “audaz e arrojado”, o responsável acredita que a aceitação do público será boa, porque é uma “bonita história com uma forte mensagem”.

O responsável revelou que grande parte das vozes que darão vida às personagens animadas já foram escolhidas, mas escusou-se a revelar nomes, adiantando apenas ter enviado uma carta ao papa Francisco para dar voz ao seu boneco.

“Apesar de ter esperança que o papa Francisco aceite, ainda não recebi qualquer resposta do Vaticano, porque estes assuntos demoram tempo. Mas, mesmo que não aceite, certamente irá responder”, declarou Rui Pedro Oliveira.

O produtor adiantou que os bonecos já estão a ser desenhados, assinalando que o da Jacinta Marto está pronto.

Os desenhos são trabalhos demorados, porque têm de reproduzir o “mais fielmente possível” as personagens, tanto que há um profissional apenas para animar cabelos, poeiras e água, realçou.

O produtor da animação do filme, da empresa Sketchpixel, que já trabalhou nos filmes “Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “Avatar” ou “Noé”, esclareceu que a modelação da primeira personagem demora cerca de três meses e, as seguintes, já oscilam entre um e dois meses.

“Na fase de concept é preciso estudar todas as expressões corporais e faciais, o movimento, o comportamento e a personalidade porque, por exemplo, o andar de uma pessoa divertida é diferente do de uma pessoa sisuda”, notou Miguel Abreu.

A banda sonora do “Fé” foi elaborada por um compositor e maestro português, mas terá a participação da orquestra Divan, composta por músicos muçulmanos, católicos e judeus.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.