O que é o 25 de Abril? 6 crianças respondem

Procurámos perceber o que sabem os mais novos sobre um dos dias mais importantes no país – mas que decorreu num século que eles nem conheceram.

Explicar às crianças e aos adolescentes o que foi o 25 de Abril, e o que trouxe para Portugal ainda hoje, é prioridade em muitas escolas, em muitas casas.

Há a noção generalizada de que os mais novos não fazem ideia do que aconteceu nesse dia de 1974. Foi um dos dias mais importantes em Portugal – mas ocorreu num século que eles nem conheceram.

Aliás, como ainda recentemente o encenador Ricardo Alves contou ao ZAP, escrever a peça O 25 de Abril Nunca Aconteceu foi sinónimo de pensar nos jovens. Pensou nos mais novos enquanto escrevia o guião.

Então, o que sabem as crianças/adolescentes sobre o 25 de Abril de 1974? Reunimos meia dúzia de respostas. Com algumas confusões cronológicas.

Laura Costa, 9 anos
“O 25 de Abril é liberdade e deixar de ter medo de pensar diferente do Governo”

Rodrigo, 9 anos
“Pessoas com cravos nas pistolas, revolução. Pessoas não gostavam da ditadura porque não podiam ter opiniões próprias, era tudo a opinião do Salazar. Salazar era um ditador que não ouvia o povo e proibia as pessoas de fazer certas coisas que gostavam, tipo beber coca-cola ou ler BD.
Cravos = ausência de violência
Pessoas agora poderem ser livres e terem opiniões e estas contam mais.
Vão mais à escola”

Miguel Marques, 11 anos
“O 25 de Abril foi uma revolução em que os Portugueses se revoltaram contra a Ditadura de Salazar.
Foi uma revolução comandada pelo movimento das forças armadas (MFA) onde o seu líder era Salgueiro Maia que teve um papel importantíssimo na revolução, ele tinha vários princípios e um deles era não matar ninguém e fazer uma revolução sem mortes. Salgueiro Maia cumpriu, já as tropas de Salazar mataram 5 pessoas que foram as únicas mortes do 25 de Abril.
Foi concluído com sucesso e onde a democracia foi instituída um ano a seguir, nas eleições de 25 de Abril de 1975.
A revolução também foi muito importante por causa da guerra colonial onde as tropas portuguesas estavam fartas de combater e com o fim da ditadura as colónias ficaram independentes”

Lúcia, 12 anos
“Revolução pacífica porque o regime – ditadura – já estava acabado.
Ditadura = censura, população vivia mal, pouca escolaridade, pouca liberdade”.

Ricardo Damas, 13 anos
“Revolução pacifista, que ocorreu nos anos 70. Não sei o ano. Foi 25 de Abril de 197…2? 1979? 1974, acertei.
Foi importante porque foi o fim da ditadura. Marca um tempo diferente, onde coisas que antes eram proibidas cá em Portugal passaram a ser aceites: filmes, coisas basicamente não portuguesas, a Coca-Cola, a liberdade de expressão… Marca o início de uma época de mais liberdade em Portugal, acho eu.
Os soldados foram lá (em frente ao município?) com os cravos e fizeram o retirar”.

Ana Henriques, 14 anos
“Ó mãe, não era aquilo de as pessoas não poderem fazer ou dizer o que queriam, e depois passou a haver liberdade?”

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.