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Os EUA descobriram finalmente os TGVs

Brightline West

Brightline West

Parece que os Estados Unido vão ter, finalmente, o seu primeiro comboio de alta velocidade – como os que existem, há décadas, no resto do Mundo.

Arrancou, esta terça-feira, a construção daquela que está a “primeira verdadeira” linha ferroviária de alta velocidade nos EUA, que vai ligar Las Vegas a Los Angeles.

A cerimónia de inauguração, esta terça-feira, em Las Vegas, marcou o início oficial da construção da Brightline West que tem conclusão prevista para 2028 – a tempo dos Jogos Olímpicos em Los Angeles, nesse ano.

Na sessão inaugural, esteve presente o Secretário dos Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, que congratulou-se pela obra, citado pela Associated Press, referindo que “há décadas que os americanos sonham com o comboio de alta velocidade”.

No início do artigo escreveu-se “primeira verdadeira”, porque, na realidade, já existe, desde 2018, uma linha que pode ser considerada de alta velocidade. Trata-se de um comboio rápido entre Miami e Orlando da autoria da irmã da Brightline West, a Brightline Holdings, que atinge 200 quilómetros por hora (km/h).

No entanto, a Brightline West será “verdadeiramente” de alta velocidade: espera-se que atinja 320 km/h, num projeto de 12 mil milhões de dólares.

A viagem de 350 quilómetros entre Las Vegas e Los Angeles deverá demorar pouco mais de 2 horas – o que representa uma alternativa atrativa às 4 horas de carro, pelo deserto de Mojave, que 50 milhões de pessoas fazem anualmente.

“O comboio de alta velocidade é uma forma muito eficiente de transportar um grande volume de passageiros numa distância média”, aponta Junfeng Jiao, investigador da Universidade do Texas, citado pela New Scientist.

“Existem muitos exemplos de sucesso em países europeus e asiáticos que provaram que é possível obter lucros com operações ferroviárias de alta velocidade”, acrescentou.

“Acredito que olharemos para trás e diremos: ‘Este foi o nascimento de uma indústria de comboios de alta velocidade'”, antevê Wes Edens, fundador da Brightline Holdings. A empresa estima ter 11 milhões de passageiros por ano.

Miguel Esteves, ZAP //

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