/

Os 8 mais ricos do Mundo têm tanto como metade do planeta

3

Oito empresários, incluindo Bill Gates, acumulam a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, no total de 3,6 mil milhões de pessoas, divulgou a Oxfam, confederação internacional contra a pobreza.

Além do antigo patrão da Microsoft, constam na lista Amancio Ortega (fundador da Inditex), Warren Buffett (maior acionista da Berkshire Hathaway), Carlos Slim (proprietário do grupo Carso), Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Ellison (Oracle) e Michael Bloomberg (da agência Bloomberg).

São estes os oito empresários que acumulam a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, no total de 3,6 mil milhões de pessoas.

A Oxfam, confederação internacional contra a pobreza, publicou este domingo o relatório Uma Economia Para Os 99%, que revela que os novos dados disponíveis, sobretudo da China e da Índia, permitem concluir que “a brecha entre ricos e pobres é muito maior do que se temia”.

O relatório é divulgado na véspera do Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, que reúne, entre terça e sexta-feira, a elite política e empresarial.

Segundo a diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima, “a imensa riqueza que acumulam uns poucos resulta obscena quando uma em cada dez pessoas no mundo sobrevive com menos de dois dólares (1,88 euros) por dia”.

A responsável salientou, em comunicado, que 7 em cada 10 pessoas vivem num país em que a desigualdade aumentou nos últimos 30 anos.

A Oxfam pede aos governos para que aumentem os impostos sobre as grandes fortunas, garantam um salário digno para os trabalhadores e travem a evasão fiscal.

// Lusa

3 Comments

  1. …mas para muitos neoliberais de trampa isto é que é correcto. São os mesmos que nào querem ouvir falar em aumentos salariais. São os mesmos que odeiam o Estado Social, onde contribuir um pouco mais para que outros seres humanos tenham um pouco mais que comer, “tá quieto”. O giro é que há muita gentinha adepta do neoliberalismo, mesmo em Portugal. Certamente apoiam, porque sim. Quem verdadeiramente sofre é que sabe e dá valor, tudo o resto são um bando de teóricos imbecis que votam nestes ideais, como eu disse, porque sim.

  2. e os restantes paspalhos ainda nao perceberam que num estalar de dedos metem os oito de gatas! Basta um boicote geral e efectivo (para isso teriamos de nos despir do tipico egoismo que nos caracteriza e do qual vivem estes abutres.
    Acordem humanos, nos somos livres.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.