//

Organizadores da “queima do gato” arriscam pena de prisão

20

SXC

A GNR está a tentar identificar os responsáveis pela organização da chamada “queima do gato”, uma tradição de S. João em Mourão, Vila Flor, que causou uma onda de revolta e uma queixa-crime. Os autores da iniciativa poderão vir a ser condenados a penas de prisão até um ano.

A situação foi divulgada através de um vídeo publicado no Youtube que entretanto foi removido, depois de ter causado tanta revolta, e já motivou uma queixa-crime apresentada pela Associação Gatos Urbanos no Departamento de Investigação e Acção Penal.

Em causa está o crime de maus-tratos contra animais que pode implicar uma pena de prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias para os organizadores que ainda não foram identificados.

“Não há dúvidas de que se trata de uma barbárie contra um animal verdadeiro”, destaca o presidente da Gatos Urbanos, Jorge Monteiro, em declarações ao Diário de Notícias.

Este elemento sustenta que o vídeo “mostra um gato colocado dentro de um recipiente de barro e levantado a alguns metros de altura, num poste”.

“Quando as chamas queimam as amarras que prendem o pote com o gato ao poste, o pote projecta-se no chão, sendo que o animal cai de uma altura superior a 3 metros”, acrescenta Jorge Monteiro citado pelo Diário de Notícias, concluindo que “o vídeo permite ouvir gritos horrendos do animal, aflito, em chamas“.

Mas em Mourão os habitantes garantem que o gato está vivo e bem de saúde.

Nunca morreu nenhum gato e este está bem, a GNR já o veio ver“, afirmou à Lusa Aida Alves, uma residente de Mourão de 80 anos.

Falando numa revolta “ridícula”, Aida Alves acrescenta que “há três ou quatro anos que é o mesmo gato” que, neste ano, “queimou um bocadinho o pêlo“.

“A dona foi buscá-lo, tratou-o e está bem. Está aí bem bonito, podem vir ver. Já cá veio a Guarda e já o viu”, diz ainda este residente de Mourão na Lusa.

ZAP / Lusa

20 Comments

  1. A cobardia é muita , se essas pessoas afirmam que o gato ficou bem , obriguem o organizador a colocar-se dentro do recipiente a arder e provar que nada lhe aconteceu.

    • Bem verdade aqueles malandros deviam ser todos metidos num forno gigante e queimarem o pelo ! Isto é inaceitável !dizem que a “dona” carrasco do gatinho diz que ha 3 ou 4 anos é o mesmo gato!!!!!! Que nojo aquelas rastejantes é que devia ser espetadas no poste ! Tadinha do animal ! Estará traumatizado! Tanta coisa tanta queixa e não ha ninguém que retire o gato daquelas mãos assassinas ! Não vivemos num mundo normal este país ,governo, lei , autoridades são uns incompetentes ! Estou com vontade de ir la numa excursão para resgatar os gatinhos !

    • Se são atrasados já deviam ter morrido ! Vermes daqueles que torturam um lindo gatinho não fazem falta nenhuma , estão a mais no nosso espaço!

  2. Os comentários dessa Aida Alves são dignos de algumas das anedotas mais patéticas de que há memória: “O gato está vivo e isto não mata o gato. Tanto é que há 4 anos que se usa o mesmo gato”… Bem se isto não é de rir é de chorar!.. Ca ganda besta!.. – Então quer dizer que há 4 anos que torturam o mesmo gato, queimando-o parcialmente e deixando-o cair de 3 ou 4 metros de altura fechado num pote de barro!.. E isto não tem problema nenhum?!… Bem… Nunca houvi tamanha alarvidade!.. Que cavalice!.. É de bradar aos céus. Abre a boca e piora 30 vezes as coisas que já eram más! O mesmo gato há 4 anos!.. Isto nem nos campos de concentração se lembraram de tal tortura.

    A primeira a ir bater com os costados na choça era essa Aida!

    • Realmente, o ultimo paragrafo deste cometário já diz muito sobre a capacidade mental de certos “indignados”!…
      Então, depois de expor a sua opinião, a velhota de 80 anos, segundo este “iluminado”, devia ser “A primeira a ir bater com os costados na choça”?!
      Enfim… coitado de quem não tem capacidade para mais…

      • Pois eu garanto-lhe k estou mt bem da minha cabeça e partilho da mesma opinião k o comentador “MQ”. Eu adorava ver essa idosa cruel e cobarde enfiada dentro de um caldeirão a ferver! E se morresse queimada não se perdia nada! Aliás, o mundo seria um lugar bem melhor p viver sem bestas cm essa desgraçada e o resto da população cúmplice. Cobardes é o nome k os define melhor.

    • Para mim eram todos mas não para a prisão! Era para a fogueira todos juntos e quentinhos!!!! Desgraçado do gatinho ou gatinhos já vi comentários que fazem isto ha mais de 20 ou ,30 anos !porque nunca ninguem fez queixa e porque ninguém dos assistentes parou os incendiários assassinos !são todos piores que vermes ! Pra fogueira com eles ! Malandros !

  3. … E também votam e certamente em “consciência”. Se fossem da Grécia lá iriam “decidir” sobre os não acordos com credores da dívida soberana! O que é isso? Cá é “eles que se amanhem” lá é rotundo “não pagamos mais impostos”… A Alemanha que pague!

  4. Eu já matei tantos gatos à pedrada e com a minha espingarda de pressão de ar e nunca fui preso. Continuo a fazer-lo. Se algum “amigo” dos animais me denunciar eu o torturarei de forma cruel, sádica e com requintes de malvadez.

    • Até um dia, quando fizerem isso a ti… Não te esqueças que, também tu, és um animal (um pouco para o irracional, mas animal…)…

    • Para além seres um indíviduo inqualificável, pareces pouco inteligente. Como tens a boca grande, já levaste com uma denúncia ao SEPNA 🙂
      see u in court!

    • Triste o que comentou seja homem, mulher ou uma criança!
      Porque sabe ? Tudo o que se faz tem volta! Um dia calha-lhe a si levar com uma pedrada , uma bala perdida, ou ate um gato matá-lo! Porque há gatos que matam sabia,?
      Tudo o que se faz tem retorno !
      Cá as faz cá as paga! Continue! Força! Normalmente vira-se o feitiço contra o feiticeiro!

    • A região dela está circunscrita à caixa craniana que lhe “guarda” o neurónio que resta mas que ainda assim comanda esforçadamente a cabeça dos dedos a chafurdar no teclado complexos reaccionários de “esquerda”

  5. Pelas sacanices que ouvi e proferidas per alguns senhores/as de Mourão, acredito plenamente ser este género de pessoas que, com os seus votos, dão vitórias politicas a pessoas que destroem um Pais.
    Sobre a D.Aida Alves, e mais alguns seus correlegionários(as), só tenho a dizer que é o POVO que temos, e com este povo não vamos a lado nenhum!….

  6. A Notícia é de ficar um pouco triste, mas os Comentários, Deixam-me Envergonhado!
    Em várias vertentes demonstram um povo sem fio de pensamento… perdido.

  7. Quem realmente concorda com o que se fez ao gato, só digo isto: vão-se tratar dessa cabeça, porque vocês não são pessoas, são bestas! Há gente por aqui muito doente…
    Realmente pode-se ver o avanço evolutivo de alguém através da forma como tratam os animais.

    • Concordo inteiramente consigo ! Estes vermes não deviam existir!
      Pois se violam, matam abandonam os filhos , espancam as mulheres, idosos, etc . isto é um retrato de um país abaixo de chão! Esta gente que vê, comete e aplaude estas cenas criminosas não teem direito á vida! Mas está escrito ! Vão pagar!!!!! Um dia vai cair-lhes em cima a maldade que fazem !!!!!mas 70×7 mais !!!!!! Uma vergonha ! Não há palavras para descrever tanta crueldade !

  8. penso que o ze gordo apenas manifesta com crueza a legitima revolta por ver tanta discriminação positiva (idiota) a favor de um gato que afinal esta vivinho da silva e sofreu apenas um aquecimento. mas eu penso que a culpa nem é do povo, é exclusivamente do governo. Quando chove e faz frio ou muito calor, é culpa do governo, portanto o gato na fogueira só pode ser culpa do governo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.