Gato queimado vivo em festa popular gera revolta

zweiff / Flickr

-

A população de Mourão, no concelho Vila Flor, Bragança, está a braços com a Justiça devido a uma tradição de São João denominada “Queima do Gato”, que envolve um animal vivo.

A GNR confirmou à Lusa que iniciou diligências para identificar os autores no âmbito de um inquérito aberto no Tribunal de Vila Flor depois de várias denúncias. Também a associação de defesa dos animais Grupo Gato Urbanos anunciou esta sexta-feira que vai avançar com uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Ação Penal, constituindo-se como assistente do processo, “com o objetivo de levar à justiça os responsáveis e cúmplices e para que esta bárbara e vergonhosa prática não se repita mais”.

O ritual foi divulgado nas redes sociais onde se gerou uma onda de indignação que já fez eco na aldeia, onde a população garante que “nunca morreu nenhum gato” e que o último que foi sujeito a esta prática “está bem”.

A “tradição” chegou ao conhecimento público através de um vídeo colocado nas redes sociais com a duração de cerca de cinco minutos que, segundo a descrição do Grupo Gatos Urbanos “mostra um gato colocado dentro de um recipiente de barro e levantado a alguns metros de altura, num poste“.

“O poste vai sendo queimado e à medida que as chamas envolvem o recipiente com o animal lá dentro ouvem-se os gritos lancinantes do animal em sofrimento atroz. Quando o poste arde, projeta-se no chão, sendo que o animal cai de uma altura superior de três metros, fechado no recipiente a arder, recipiente esse que se estilhaça no chão”, descreve.

Nesse momento “vê-se o gato em chamas a gritar agonizantemente enquanto a população ri, esbraceja e se diverte com o suplício do animal que corre em círculos, tentando alívio e fuga, desorientado em agonia extrema”, continua aquela organização, indicando, que o crime foi denunciado pela Associação Midas.

A associação Grupo Gatos Urbanos informou que vai requerer “informações sobre o estado atual do animal alvo de sacrifício/maus tratos e que sejam efetuadas todas as diligências necessárias para a identificação dos promotores, autores e participantes deste crime”.

Nunca morreu nenhum gato e este está bem, a GNR já o veio ver“, afirmou à Lusa Aida Alves, habitantes de Mourão que encara como “ridícula” a situação que está a gerar-se em torno do caso.

Com 80 anos, Aida Alves garantiu que desde sempre que existe esta tradição associada às festas de São João e que “há três ou quatro anos que é (usado) o mesmo gato“.

Segundo contou à Lusa é um habitante da aldeia que tem gatos que oferece o animal para este ritual.

Aida Alves reconheceu que nesta festa o animal “queimou uma bocadinho o pelo”, acrescentando que “a dona foi buscá-lo, tratou-o e está bem”.

“Está aí bem bonito, podem vir ver. Já cá veio a Guarda e já o viu”, declarou.

Confrontada com a lei que pune os maus tratos e sofrimento infligido aos animais, Aida Alves responde com uma pergunta: “e não há lei para os cães abandonados que deixem por aí?”.

As festas de São João são organizadas pelos poucos mais novos que mantém laços com esta aldeia de Trás-os-Montes “onde existem apenas meia dúzia de velhos”, como disse à Lusa Aida, que teme que agora se acabe com a tradição e fiquem “cada vez mais abandonados”.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. sendo verdade haver uma pessoa que dado ter muitos gatos e oferecer um
    para tal horror,para o proximo ano não ofereça o gato que vá ela para todo o mundo se rir.
    No sec xxI parece impossivel executarem-se tais atrocidades.merecem um castigo pesado e que apanhem vergonha na cara.

  2. Adorava ver essa tal Aida na mesma situação para ver se tinha tanta graça. Infelizmente ainda existe gente ignorante sem respeito pela vida dos animais e que ainda se diverte com o seu sofrimento

  3. As pessoas pensam que por queimar um gato vivo conseguem atrair mais gente a vossa festa! Já por acaso repararam nas Festas que atrai realmente pessoas?!
    Têm comidas, confraternização, alegria….. e não um animal gritando e implorando para viver, com meia dúzia de idiotas sanguinários, á volta a rirem com a dor de um Ser Vivo! Têm medo de ficar sozinhos e abandonados, decerto será isso que vos vai acontecer, quem semeia dor, colhe a dor!

  4. E que tal experimentarem um novo divertimento? ” A QUEIMA DA DONA DO GATO”
    já que acha tão divertido e todos os anos arranja gatos para sacrificarem, podiam pendurar esse “monstro” que se faz passar por gente e atear lhe o fogo. Se eu for assistir vou rir com certeza dos seus gritos de dor e aflição. Mesmo que se queime vai até ao hospital, faz uns curativos e fica na boa 🙂

  5. É incrível a selvejaria e a ignorância da dona do gato e dos tarados que participaram no que chamam de tradição, que todo o mal do mundo lhes caia em cima, são pessoas perigosas e sem sentimentos….deviam ser todos colocados numa solitária porque não merecem viver em sociedade. A asquerosa proprietária ainda tem a alata de dizer que o gato está bem, esta criminosa não pode ter animais!!!Maldita seja ele e quem é como ela!!!

  6. É uma vergonha
    Éuma vergonha um MUNICIPIO ensinar ao mundo tanta crueldade
    Esse MUNICIPIO deve ser da santa inquisição
    Cambada de pré-históricos

RESPONDER

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …

Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma publicado. O decreto-lei, esta terça-feira publicado em …

Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor. Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, …

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …