/

Mário Centeno leva hoje o programa do Governo a Bruxelas

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças português apresenta esta segunda-feira em Bruxelas o programa económico do novo governo, naquela que é a sua primeira participação na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, está presente esta segunda-feira, em Bruxelas, na sua primeira reunião do Eurogrupo, na qual apresenta aos seus homólogos os planos e prioridades económicas do XXI Governo Constitucional para 2016.

Mário Centeno vai explicar o plano orçamental português para o próximo ano, e assegurar o compromisso do PS no cumprimento do défice de 3% para este ano.

A Comissão Europeia já informou Centeno de que está disponível para esperar até ao início do mês de janeiro pelo projeto orçamental de Portugal para 2016

Mas um alto responsável do Eurogrupo, citado pela RTP, admitiu já que os ministros das Finanças da zona euro estão “curiosos” por ouvir o novo titular das Finanças de Portugal.

Apesar de Portugal já não estar debaixo de um programa de assistência financeira, “há muitos instrumentos para monitorizar as políticas económicas do país”, realçou o responsável, “entre os quais a vigilância pós-programa e a vigilância por desequilíbrios macroeconómicos”.

O mesmo responsável admitiu que o Eurogrupo está “particularmente curioso” quanto ao modo como o novo governo de António Costa pensa manter o país “no caminho da consolidação orçamental e das reformas estruturais”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.