Mário Centeno leva hoje o programa do Governo a Bruxelas

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças português apresenta esta segunda-feira em Bruxelas o programa económico do novo governo, naquela que é a sua primeira participação na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, está presente esta segunda-feira, em Bruxelas, na sua primeira reunião do Eurogrupo, na qual apresenta aos seus homólogos os planos e prioridades económicas do XXI Governo Constitucional para 2016.

Mário Centeno vai explicar o plano orçamental português para o próximo ano, e assegurar o compromisso do PS no cumprimento do défice de 3% para este ano.

A Comissão Europeia já informou Centeno de que está disponível para esperar até ao início do mês de janeiro pelo projeto orçamental de Portugal para 2016

Mas um alto responsável do Eurogrupo, citado pela RTP, admitiu já que os ministros das Finanças da zona euro estão “curiosos” por ouvir o novo titular das Finanças de Portugal.

Apesar de Portugal já não estar debaixo de um programa de assistência financeira, “há muitos instrumentos para monitorizar as políticas económicas do país”, realçou o responsável, “entre os quais a vigilância pós-programa e a vigilância por desequilíbrios macroeconómicos”.

O mesmo responsável admitiu que o Eurogrupo está “particularmente curioso” quanto ao modo como o novo governo de António Costa pensa manter o país “no caminho da consolidação orçamental e das reformas estruturais”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Apesar do apuramento na Champions, Nápoles demite Carlo Ancelotti

O Nápoles anunciou ter demitido, esta terça-feira, o treinador italiano Carlo Ancelotti, apesar deste ter qualificado o clube para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. "O Nápoles decidiu retirar o cargo de treinador da primeira equipa …

BE quer regular as relações laborais na advocacia para acabar com a precariedade

O parlamento discute esta quarta-feira um projeto de lei do BE para regular as relações laborais na advocacia uma vez que, argumenta o deputado bloquista José Manuel Pureza, a “grande maioria” dos advogados está em …

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …