Contas de Santos Silva congeladas por suspeitas de pertencerem a Sócrates

8

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O juiz Carlos Alexandre congelou mais três contas bancárias de Carlos Santos Silva por suspeitas de pertencerem a Sócrates. Em causa estão 800 mil euros.

De acordo com o Correio da Manhã, o procurador Rosário Teixeira pediu ao juiz Carlos Alexandre o congelamento de mais três contas bancárias pertencentes a Carlos Santos Silva e à sua filha menor de idade, por suspeitas de que os recursos de 800 mil euros pertenceriam a José Sócrates.

O jornal relata que estão em causa contas do empresário no Bankinter (antigo Barclays) e no Haitong (antigo banco de investimentos do Banco Espírito Santo), atualmente presidido por José Maria Ricciardi.

As instituições bancárias já informaram que as contas do amigo do antigo primeiro-ministro estão congeladas e que o titular não pode movimentar os lucros das aplicações feitas.

O CM descreve que no Haitong existem aplicações de mais de 200 mil euros em carteiras de ações que apresentam prejuízos potenciais significativos. Entre os investimentos encontram-se ações fortemente penalizadas em bolsa, como as do BCP e da brasileira Oi, que pediu a proteção judicial de credores, além de de ações da Gazprom, do Barclays e da Sonae.

O Diário de Notícias dava conta, na semana passada, de que o Ministério Público estaria a investigar as ligações indiretas entre José Sócrates e o amigo Carlos Santos Silva, com os olhares direcionados, mais especificamente, para a empresa XLM.

Negócios da PT

De acordo com o jornal i, os procuradores chegaram à conclusão de que uma parte dos 12 milhões de euros transferidos para as contas de Santos Silva foi um suborno pelos favorecimentos de Sócrates ao Grupo Espírito Santo (GES).

O Ministério Público refere mesmo que em causa estiveram sobretudo benefícios aos interesses do GES no negócio da Portugal Telecom com a Telefónica, quando vendeu a parte que detinha da Vivo à operadora espanhola.

O i relata que um dos pontos mais delicados da investigação é a conhecida golden share que foi usada pelo Governo para inviabilizar, num primeiro momento, o negócio da PT com a Telefónica.

Estes indícios têm estado na base de grande parte das novas diligências, onde se incluem as buscas a casa de Zeinal Bava e Henrique Granadeiro e as diligências realizadas há alguns dias ao Caixa BI e ao banco chinês Haitong, ex-BESI.

(notícia atualizada a 3 de agosto, às 15h30)

ZAP

8 Comments

  1. A caça às bruxas continua…
    Tanto procuram, tanto procuram, que qualquer dia ainda conseguem encontrar algo com que o possam acusar…

  2. Se não provarem como vai ser? Quem acusa tem de apresentar provas. Já é muito tempo. Não têm a certeza? Preparem uma boa indemnização. Atenção não quero dizer com isto que o senhor José Sócrates não tenha feito coisas mal feitas. Tenho a impressão que se meteram numa grande embrulhada.

  3. Comecei a ler a notícia e…tcharan…. Foi do “Correio da Manhã”. Só podia.
    Pasquim da treta
    Não confio absolutamente em NADA que eles escrevem.

  4. Comecei a ler a notícia e…tcharan…. Foi do “Correio da Manhã”. Só podia.
    Pasquim da treta
    Não confio absolutamente em NADA que eles escrevem.

  5. É por estas e por outras que não sou defensor da pena de morte, mas sim da pena perpétua.
    A confirmar-se esta saga do fez e não fez.

  6. É impressionante haver quem ache que ele não fez mal nenhum, e que todas as investigações estão erradas, lembrem-se que com esses comentários estão a por em causa o trabalho de muita gente, estão a chamar-lhes desde incompetentes a interesseiros, eu já sabia muito antes de vir ao publico, pois sei somar 1+1, e não tenho ligação nenhuma a ninguém ligado há politica, para mim bate tudo certo.

  7. Eu não acho nada!
    Simplesmente não faço especulação!
    O que me questiono é: Porque razão foi preso, com “estrondo e alarido mediático”, num espetaculo degradante e humilhante para o nosso País? Porque razão foi detido sem que lhe fossem comunicados claramente as acusações que sobre ele pendem? Porque razão, ao fim de todo este tempo, ainda não há provas em concreto e se continua a navegar no mar dos ” indícios “, das ” suspeitas “, como é o caso desta notícia onde, mais uma vez só referem “suspeitas”? Porque razão apenas sobre este se faz a “campanha do enxovalho” assente numa perseguição que a meu ver, como modesto leitor atento, há muito ultrapassou o odioso? E Dias Loureiro? Será mais serio? Se sim, porque razão nem sequer está no País ao que se consta? E muitos outros que nem sequer foram incomodados mas sobre os quais haviam questões pertinentes que deveriam ser esclarecidas?
    Enfim, o que verdadeiramente acho é que quando chegarmos ao fim deste lamentável processo, não acabemos por dizer que, afinal, “a montanha pariu um rato”
    Quem sabe e tem tanta certeza das acusações sugere-se que se constitua assitente no processo e diga o que sabe. Se não sabe nada e apenas especula então o melhor é fazer como eu, acompanho o processo e aguardo pelo desfecho para poder culpar ou inocentar. Isso é que me parece mais justo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.