/

Jovens fugitivas britânicas captadas por câmara de videovigilância em Istambul

4

Câmaras de videovigilância detetaram as três raparigas britânicas, que terão viajado para a Síria para integrar as fileiras ‘jihadistas’, numa estação de autocarros em Istambul, noticiam hoje os media citados pela AFP.

Shamima Begum, de 15 anos, Kadiza Sultana, de 16 anos, e Amira Abase, de 15 anos, deixaram as suas casas em Londres a 17 de fevereiro e embarcaram num voo com destino à cidade turca de Istambul.

A polícia britânica tem dito que possivelmente as raparigas estarão na Síria para se juntarem ao grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), enquanto as suas famílias lançaram um apelo para que as jovens regressem a casa.

As imagens de videovigilância (CCTV) mostram as três jovens a entrar num terminal de autocarros na zona de Bayrampasa de Istambul, o lado europeu da cidade, depois de terem apanhado o metro do aerporto.

De acordo com o jornal Aksam, que cita fontes de segurança, as imagens mostram as raparigas com casacos de inverno sobre os seus ‘niqabs, duas delas com os capuzes puxados para cima e com bagagem.

Estas imagens foram gravadas nas primeiras horas de 18 de fevereiro, ou seja, menos de 24 horas depois de terem saído das suas casas no leste de Londres, dando indicações à família que iam passar o dia fora.

A dada altura, as três jovens são avistadas a sair da zona de espera do terminal de autocarros, tal como outros passageiros, atravessando uma área coberta de neve em direção ao embarque.

Os dados recolhidos através das câmaras de videovigilância mostram que as três raparigas britânicas esperaram cerca de 18 horas no terminal, antes de apanharem o autocarro para a cidade turca de Sanliurfa, perto da fronteira com a Síria.

O jornal Aksam adiantou que a polícia turca está a tentar identificar os passageiros que ajudaram as raparigas a carregarem as bagagens na estação de autocarros, de acordo com as imagens gravadas.

A Turquia, que tem estado sob fogo dos seus aliados ocidentais por não se esforçar o suficiente para impedir os ‘jihadistas’ de atravessarem o seu território para chegarem à Síria, acusou o Reino Unido de não ter fornecido informação sobre as raparigas atempadamente.

Uma oficial sénior no combate ao terrorismo da Polícia Metropolitana de Londres, a vice-comissária Helen Ball, disse que cerca de 60 mulheres britânicas foram para a Síria.

Do total, 22 foram dadas como certas na Síria pelas famílias, incluindo 18 que estavam na faixa etária dos 20 ou menos anos, adiantou.

As últimas de que há conhecimento que tenham partido para o mesmo destino tinham entre 15 e 17 anos.

“Este é um problema crescente e motivo de preocupação real”, afirmou Helen Ball à cadeia televisiva BBC, afirmando que o setor das viagens tem de trabalhar com a polícia para identificar aqueles que estão na rota para a Síria.

Estima-se que 550 mulheres ocidentais tenham viajado para integrar os militantes ‘jihadistas’ no Iraque e na Síria.

/Lusa

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.