//

Jesus também tinha dois pais. Cartaz do Bloco lança polémica

19

O Bloco de Esquerda decidiu lançar uma imagem que usa o exemplo de Jesus Cristo para celebrar a aprovação da lei que permite a adoção por casais do mesmo sexo.

“Jesus também tinha 2 pais”. É esta a frase, acompanhada por uma imagem de Jesus Cristo, da nova imagem do Bloco de Esquerda para celebrar a recente aprovação da lei que permite a adoção por casais homossexuais.

A lei teve de regressar à Assembleia para nova votação, depois do ainda Presidente da República Cavaco Silva ter decidido vetar a primeira decisão. A lei foi finalmente aprovada no passado dia 10 de fevereiro.

Segundo o jornal Público, a imagem ia começar a ser espalhada já este sábado em forma de cartaz pelas ruas de todo o país, algo que o partido já veio negar em comunicado.

A imagem só tem como objetivo circular pelas redes sociais e a única que vai passar para o papel é mesmo uma outra com a palavra “Igualdade”, acompanhada pela representação de vários tipos de famílias.

De acordo com o Observador, já foi afixado esta sexta-feira esse mesmo cartaz na zona do Campo Pequeno, em Lisboa.

Para a deputada bloquista Sandra Cunha, em declarações ao Diário de Notícias, não existe qualquer intenção de ofender a Igreja, mas sim uma forma de dar visibilidade a esta causa.

“O objetivo é trazer visibilidade a este tipo de famílias e a este tipo de realidades”, afirma ao DN a deputada, que também integra a subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República.

Aliás, a bloquista defende a posição do partido, garantindo que não é a primeira vez que se faz uma coisa deste género, uma vez que existem “várias campanhas a nível internacional com a mesma imagem e a mesma frase”.

A mesma opinião não é partilhada por Manuel Barbosa, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que considera este cartaz “uma afronta aos crentes”.

“Deve haver respeito pela liberdade de expressão. Sabemos que esse respeito deve ser sempre um respeito mútuo. A liberdade implica sempre relação e corresponsabilidade e, este respeito mútuo, não sei se estará presente no anúncio deste cartaz”, sublinhou em declarações à agência Lusa, citado pela Renascença.

“É de lamentar que não se tenha em atenção as convicções de quem segue Jesus Cristo, mesmo que este cartaz já tenha sido feito noutros países. É uma cópia de muito mau gosto“, defendeu.

Então e o “jesuischarlie”?

O cartaz já está a gerar alguma polémica, sobretudo nas redes sociais, onde estão a surgir vários comentários contra a atitude adotada pelo partido de esquerda.

“Esse cartaz só demonstra ignorância. Nem para ofender têm jeito”, critica um utilizador no Facebook da Esquerda Net.

Que falta de respeito para com os religiosos. Para expressar a nossa opinião Não é necessário ofender os outros. Não tenho uma religião e não necessito deste tipo de argumentos para transmitir e defender as minhas ideias. Este cartaz esta muito infeliz”, diz outra utilizadora.

Por outro lado, há quem defenda a campanha do BE e não perceba o porquê de um simples cartaz estar a gerar tanta polémica.

“Tanta gente chocada. Nota-se que não falam inglês. Isto é um meme com para aí 6 anos. Em países desenvolvidos é só uma forma de incorporar humor e integração. No nosso país é um grande escândalo”, pode ler-se na zona de comentários.

Então o pessoal já não é Charlie? Cambada de hipócritas! Liberdade de expressão é poder dizer o que outro não quer ouvir!”, critica outro.

De acordo com o Público, o partido também pretende distribuir autocolantes e está prevista uma sessão pública para discutir o tema, na qual serão convidados pessoas de organizações e de associações, entre outros participantes, que estão ligados a esta causa.

ZAP

19 Comments

  1. Estes senhores entendem serem os donos da verdade, portanto podem fazer o que quiserem porque o corpo é deles (argumento que utilizam para tudo)
    Se gostam de atacar a religião, porque não atacam o Islão e Maomé? Só pode ser por cobardia….Há, e também eles matam os “maricas” atirando-os de cima de prédios….Há e também porque eles tem armas e matam..
    Então, porque o corpo é deles e ai têm medo, atacam os católicos, por serem pacíficos e bonzinhos…..VALENTÕES!!!!!!!

  2. O BE não pode provar sobre a religião propagando ao pais para saberem que Jesus tinha 2 pais. O BE é uma política e não religião, por isso, o BE inventa muitas ideias não confirmadas sobre isso. O BE deve respeitar a quem seja de religião não se pode blasfemar a história de Jesus Cristo. Mais uma vez exijo que a política e a religião sejam sempre separadas quanto à política. Acabo por dizer aqui: “Je suis Jesus”

  3. Estes Srs (Se é que os deveria tratar assim, tal por gajos fosse mais adequado…) porque não fazem estas graçolas com o os Pais deles?? Será por que nem sabem quem são?? Tenham vergonha, ganhem juizo e vão trabalhar a sério e no duro que é o que este País precisa!

  4. Super infelizes na escolha! Cada um é como qual é! Eu sou heterossexual católica não praticante mas com uma grande fé! Mas vamos lá falar, Jesus tinha dois pais, pois tinha mas um deles é espiritual porque tudo o que era assuntos terrenos e de sustento era José e Maria que providenciavam a Jesus! Tenham mas é vergonha! #Je suis contre la bêtise!

  5. Este slogan propagandístico é uma estupidez. Não porque defende adopção por casais homossexuais. Eu até posso discordar que essa situação seja positiva num desenvolvimento equilibrado emocionalmente de uma criança, mas a mim não é isso que aqui me deixa decontente.

    O que se me afigura desrespitoso e acima de tudo pouco inteligente neste comentário é a forma como se vai troçar da religião com dolo para fazer passar uma ideia que além de muito discutível, é algo de que a religião discorda.

    Para se defender o direito à homossexualidade ou à adopção por homossexuais, não é de todo necessário afrontar a Religião. A ideia de que Jesus tem dois Pais, é uma óbvia alusão à metáfora Católica usada para convir que Jesus tinha um Pai terreno e um “Pai” que é a Consciência Universal, a força criadora de toda a realidade que conhecemos. A mesma Religião que diz isto, não concorda com a adopção homossexual.

    Deste modo, o Bloco de Esquerda defende aquilo em que acredita ao mesmo tempo que ataca aquilo em que não acredita de uma forma deselegante e muito pouco inteligente, com recurso à piadinha fácil.

    Triste…

  6. Liberdade de expressão sempre!
    Chega de fanatismo religioso… Neste país fanatismo é uma praga, somos um dos países do mundo desenvolvido com maior numero de pessoas religiosas per capita!
    Como não crente/agnostico por incontaveis vezes me senti descriminado por expressar as minhas crenças. Isto é inadmissível em pleno século XXI!

  7. Este gajos do BEsquerdalha são uns autênticos anormais. Deviam era ter este cartaz na altura das eleições. O povo que votou neles que abra os olhos, que esta gente não presta para nada.

  8. esta gente da esquerda deve fazer parte com o diabo, não sou contra a homossexualidade, mas misturar Jesus na historia é de pessoas sem escrúpulos.
    que esta gente ganhe juízo.

  9. E que tal mudarem de nome para” bloco de meninos ricos mimados que o único trabalho que sabem é por em prática ideias parvas e agredir mentalidades”
    ou antes “bloco da esquerda capitalizada(pelos papás e outros interesses…)” “bloco de riquinhos que acham que ser de esquerda(e que o país precisa é de) é favorecer gays,emigração,e fumar droga”, ou que tal “bloco de alheios à realidade do povo, que acham que desenvolvem a mentalidade pela mera exposição de cartazes ofensivos”….nao consigo escolher…até porque surgem sempre mais ideias sempre que tento escolher um nome para o bloco desnecessário que todos os dias ridiculariza a verdadeira sufocada esquerda para que o capitalismo ganhe mais pontos.

  10. Não é relevante se estão ou não a ofender a igreja. O que é relevante é que estão a defender um conceito em que não acreditam (Jesus Cristo) para defender uma causa em que acreditam. Para além da falta de caracter é uma ofensa aos portugueses que têm convicções diferentes ( e que apregoa a Catarina Martins que tanto defende no direito ao trabalho e ao salário e à dignidade). Já que se apresentam como se fossem os mais inteligentes e defensores do povo de Portugal não encontraram uma forma mais criativa para defender os seus interesses? Agora em Portugal a esquerda é mais déspota que a direita: todos que não pensarem como eles são para abater. Afinal não passam de pessoas com ideias estreitas e sem respeito pelo próximo. Fazem política de uma forma ofensiva e neurótica e, pelo que parece, com falta de assunto.

  11. Quando se pensa estar no topo, lembra-se que existe o tombo. Ele pode ser muito maior. Assim pensam os bloquistas ao ponto de ofender sensibilidades como da fé cristã. Não se conquistam eleitores de forma tão baixa.

  12. O Bloco de Esquerda com a aprovação da restante esquerda e mais alguns reaccionários do centro/direita têm levado a cabo na AR a aprovação de leis completamente contrárias aos nossos valores e princípios e dão-se agora ao luxo de ainda provocarem os outros e que são a maioria e que não concordam com as paneleiragens desta seita política. Tão valentes que são já agora aproveitem para atacar os islâmicos e as burcas.

  13. Jesus não tinha dois pais. Se a mãe concebeu quando virgem, o marido dela, José, não migou para lá sopas. Quando muito era companheiro da mãe, mas não pai do filho dela. Mas esta squerdalhada caviar tudo inventam para levar água ao seu moinho. Sempre gostei muito deles e cada vez gosto mais… Vão trabalhar malandros. Deixem-se de viver à grande e à francesa à custa dos meus impostos. Vão cavar batatas. Vão para a grande p. que vos pariu. O SALAZAR é que sabia bem quem vocês eram. Já vos tinha metido no tarrafal!!!

  14. Nunca li tanta asneira num sitio só! Se o cartaz fosse diferente tipo ” Jesus também ajudava os pobres ” e você ajuda? Ninguém estaria aqui a comentar. Bando de hipócritas mega religiosos e depois são esse tipo de comentários que se lê!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.