/

Grande Muralha da China em risco de desaparecer

zsoolt / Flickr

Grande Muralha da China

Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China está em más condições e arrisca desaparecer por completo. O alerta surge após a divulgação dos últimos dados em torno de uma das Sete Maravilhas do Mundo que está a ser vítima das alterações climáticas e da mão humana.

Um estudo recente, feito em 2014, pela Sociedade da Grande Muralha da China, concluiu que apenas 8% da estrutura do monumento está em boas condições.

A grande maioria dos cerca de 21 mil quilómetros da construção enfrenta situações de deterioração, e cerca de 30% da sua extensão estará degradada, revelou à TSF o responsável da UNESCO na China, Feng Jing.

Cerca de 2 mil quilómetros da Grande Muralha da China já terão desaparecido por completo e a culpa é da intervenção humana.

Há quem roube tijolos da fortificação, e até um dos governos regionais da China terá destruído uma parte da construção para criar espaço para a agricultura.

As mudanças climáticas também estarão a provocar a degradação da Grande Muralha da China.

Feng Jing mostra contudo esperança de que a situação possa ser revertida, em prol da preservação do monumento, nomeadamente tendo em conta o interesse das autoridades chinesas no caso.

As novas tecnologias também podem ser uma grande ajuda nesse sentido.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.