/

EUA pretendem apresentar até 2021 arma a laser capaz de abater mísseis

John F. Williams / Office of Naval Research

Vice-almirante James D. Syring, diretor da Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono (MDA)

Vice-almirante James D. Syring, diretor da Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono (MDA)

Os Estados Unidos planeiam desenvolver até 2021 uma arma a laser capaz de interceptar mísseis balísticos a partir do ar.

O vice-almirante James D. Syring, diretor da MDA – Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono, explicou esta quarta-feira ao Senado  que a agência está a trabalhar num laser de cerca de 100 kilowatts, que permita intercetar e destruir um míssil balístico a partir de uma aeronave não tripulada.

Durante testes em fevereiro de 2010, após 16 anos de desenvolvimento, um protótipo do armamento conseguiu destruir um míssil balístico movido a combustível líquido.

Em 2011, no entanto, o projeto de criação de uma arma a laser aerotransportada, avaliado em cerca de cinco mil milhões de dólares, acabou por ser congelado pelo Pentágono.

Agora, revela James Syring, o projeto deverá ser retomado.

“Queremos realizar uma demonstração definitiva até 2021”, revelou o porta-voz durante a audição na Comissão das Forças Armadas do Senado.

De acordo com a agência russa Sputnik News, a MDA pediu um orçamento de 90,3 milhões de dólares para continuar a desenvolver o projeto em 2017.

DARPA

O exército norte-americano vai começar a testar as suas armas laser de alte energia, HELLADS

O exército norte-americano anunciou em dezembro que vai começar a testar as suas armas laser de alte energia, HELLADS

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea dos EUA anunciou que estava a preparar-se para equipar até 2010 os seus aviões de combate com armas e escudos defensivos de alta tecnologia laser.

“O objectivo do programa HELLADS é desenvolver um sistema de arma laser de 150 kilowatts que é cerca de 10 vezes mais pequeno e leve do que os lasers atuais com um poder semelhante, para permitir a integração em aeronaves tácticas para auto-defesa e ataque a ameaças terrestres“, explica a DARPA, a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada de Defesa do Pentágono.

A tecnologia hoje anunciada poderá servir como escudo defensivo dos aviões, usando o poder da energia laser para destruir qualquer míssil ou avião inimigo que se aproxime do seu raio de ação.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.