EUA pretendem apresentar até 2021 arma a laser capaz de abater mísseis

John F. Williams / Office of Naval Research

Vice-almirante James D. Syring, diretor da Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono (MDA)

Vice-almirante James D. Syring, diretor da Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono (MDA)

Os Estados Unidos planeiam desenvolver até 2021 uma arma a laser capaz de interceptar mísseis balísticos a partir do ar.

O vice-almirante James D. Syring, diretor da MDA – Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono, explicou esta quarta-feira ao Senado  que a agência está a trabalhar num laser de cerca de 100 kilowatts, que permita intercetar e destruir um míssil balístico a partir de uma aeronave não tripulada.

Durante testes em fevereiro de 2010, após 16 anos de desenvolvimento, um protótipo do armamento conseguiu destruir um míssil balístico movido a combustível líquido.

Em 2011, no entanto, o projeto de criação de uma arma a laser aerotransportada, avaliado em cerca de cinco mil milhões de dólares, acabou por ser congelado pelo Pentágono.

Agora, revela James Syring, o projeto deverá ser retomado.

“Queremos realizar uma demonstração definitiva até 2021”, revelou o porta-voz durante a audição na Comissão das Forças Armadas do Senado.

De acordo com a agência russa Sputnik News, a MDA pediu um orçamento de 90,3 milhões de dólares para continuar a desenvolver o projeto em 2017.

DARPA

O exército norte-americano vai começar a testar as suas armas laser de alte energia, HELLADS

O exército norte-americano anunciou em dezembro que vai começar a testar as suas armas laser de alte energia, HELLADS

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea dos EUA anunciou que estava a preparar-se para equipar até 2010 os seus aviões de combate com armas e escudos defensivos de alta tecnologia laser.

“O objectivo do programa HELLADS é desenvolver um sistema de arma laser de 150 kilowatts que é cerca de 10 vezes mais pequeno e leve do que os lasers atuais com um poder semelhante, para permitir a integração em aeronaves tácticas para auto-defesa e ataque a ameaças terrestres“, explica a DARPA, a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada de Defesa do Pentágono.

A tecnologia hoje anunciada poderá servir como escudo defensivo dos aviões, usando o poder da energia laser para destruir qualquer míssil ou avião inimigo que se aproxime do seu raio de ação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

100 milhões em 100 dias. Amazon oferece ajuda a Biden para cumprir meta de vacinação

A gigante tecnológica Amazon ofereceu-se para ajudar a administração do recém-empossado Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a cumprir a meta de vacinar 100 milhões de pessoas nos próximos 100 dias. "A nossa escala permite-nos ajudar …

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …