EUA pretendem apresentar até 2021 arma a laser capaz de abater mísseis

John F. Williams / Office of Naval Research

Vice-almirante James D. Syring, diretor da Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono (MDA)

Vice-almirante James D. Syring, diretor da Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono (MDA)

Os Estados Unidos planeiam desenvolver até 2021 uma arma a laser capaz de interceptar mísseis balísticos a partir do ar.

O vice-almirante James D. Syring, diretor da MDA – Agência para Defesa Antimísseis do Pentágono, explicou esta quarta-feira ao Senado  que a agência está a trabalhar num laser de cerca de 100 kilowatts, que permita intercetar e destruir um míssil balístico a partir de uma aeronave não tripulada.

Durante testes em fevereiro de 2010, após 16 anos de desenvolvimento, um protótipo do armamento conseguiu destruir um míssil balístico movido a combustível líquido.

Em 2011, no entanto, o projeto de criação de uma arma a laser aerotransportada, avaliado em cerca de cinco mil milhões de dólares, acabou por ser congelado pelo Pentágono.

Agora, revela James Syring, o projeto deverá ser retomado.

“Queremos realizar uma demonstração definitiva até 2021”, revelou o porta-voz durante a audição na Comissão das Forças Armadas do Senado.

De acordo com a agência russa Sputnik News, a MDA pediu um orçamento de 90,3 milhões de dólares para continuar a desenvolver o projeto em 2017.

DARPA

O exército norte-americano vai começar a testar as suas armas laser de alte energia, HELLADS

O exército norte-americano anunciou em dezembro que vai começar a testar as suas armas laser de alte energia, HELLADS

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea dos EUA anunciou que estava a preparar-se para equipar até 2010 os seus aviões de combate com armas e escudos defensivos de alta tecnologia laser.

“O objectivo do programa HELLADS é desenvolver um sistema de arma laser de 150 kilowatts que é cerca de 10 vezes mais pequeno e leve do que os lasers atuais com um poder semelhante, para permitir a integração em aeronaves tácticas para auto-defesa e ataque a ameaças terrestres“, explica a DARPA, a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada de Defesa do Pentágono.

A tecnologia hoje anunciada poderá servir como escudo defensivo dos aviões, usando o poder da energia laser para destruir qualquer míssil ou avião inimigo que se aproxime do seu raio de ação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …