Conflito na Ucrânia já fez pelo menos meio milhão de refugiados

Mstyslav Chernov / Wikimedia

-

O conflito na Ucrânia obrigou mais de meio milhão de pessoas a abandonar as suas casas, informou a agência da ONU para os refugiados, advertindo que uma escalada da crise pode “desestabilizar toda a região”.

Pelo menos 260 mil pessoas estão deslocadas dentro da Ucrânia e, segundo Moscovo, outras 260 mil procuraram asilo na Rússia, disse esta terça-feira à imprensa um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), Adrian Edwards.

Os números reais devem no entanto ser “claramente superiores”, disse, salientando que “muitos estão em casa de familiares ou amigos e optaram por não se registar” como deslocados.

A 20 de agosto, o ACNUR estimava o número de deslocados na Ucrânia em 190 mil e Moscovo indicava que 197.400 tinham fugido para a Rússia.

O Alto Comissário António Guterres alertou, num comunicado hoje divulgado, para as graves consequências de uma escalada da crise na Ucrânia, que já matou 2.600 pessoas desde meados de abril.

“Se esta crise não for rapidamente travada, terá não apenas consequências humanitárias devastadoras, como o potencial de desestabilizar toda a região”, afirmou.

“Depois das lições dos Balcãs, é difícil de acreditar que um conflito destas proporções podia desenvolver-se no continente europeu”, acrescentou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.