Cientistas relacionam cancro do ovário com excesso de peso

MLazarevski / Flickr

-

As mulheres com excesso de peso são mais propensas a desenvolver cancro do ovário do que as que mantêm um peso saudável, segundo um estudo do Fundo Mundial de Investigação do Cancro.

Cientistas tinham relacionado a obesidade ou o excesso de peso com cancros como o do útero, da mama ou do cólon, mas especialistas da organização britânica associaram estas circunstâncias também ao do ovário, após avaliarem 128 estudos sobre a doença.

Até agora, acrescentaram os investigadores, apontavam-se como fatores de risco a idade ou o historial familiar.

Os especialistas do chamado Projeto Contínuo de Atualização, área de investigação do Fundo Mundial de Investigação do Cancro (WCRF, na sigla em inglês), avaliaram, além de 128 estudos, outras 25 análises sobre o cancro do ovário e o Índice de Massa Corporal (IMC), o qual estabelece a relação entre a altura e o peso.

À luz dos padrões da Organização Mundial de Saúde, uma pessoa é classificada como obesa se o seu IMC for superior a 30.

Obesidade aumenta risco de cancro do ovário

“Há provas de uma relação entre a gordura (fixada pelo IMC) e o cancro do ovário. Um maior nível de gordura é uma causa provável de cancro do ovário”, assinalou a chefe do departamento de investigação do WCRF, citada pela agência Efe.

De acordo com Rachel Thompson, “agora podemos afirmar, com certeza, que ter excesso de peso aumenta o risco de desenvolver cancro do ovário, assim como outros cancros, como o da mama, útero ou cólon”.

Conhecer esta relação fará com que as mulheres possam efetuar mudanças no seu estilo de vida, acrescentou a investigadora.

Estima-se que, todos os anos, sejam diagnosticados 7.100 novos casos de cancro do ovário no Reino Unido, onde aproximadamente 4.300 mulheres morrem todos os anos por causa desta doença.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.