/

Desemprego no pior momento desde a pandemia (e a oferta de emprego também)

1

José Sena Goulão / Lusa

Primeiro trimestre de 2024 marcado por uma grande queda de emprego e oferta face ao mesmo período do ano passado. Região norte é a mais afetada; setores do imobiliário, alojamento, restauração, couro e calçado foram os mais atingidos pelo desemprego.

Os números do desemprego registaram, no primeiro trimestre deste ano, o maior aumento desde o pior momento pandemia (primeiro trimestre de 2021) e o número de ofertas de emprego acompanha a queda.

Março registou, segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), mais 6% de desempregados que no mesmo mês em 2023 — são mais 18.459 casos. Ao todo, no final deste primeiro trimestre, havia 324.616 pessoas desempregadas registadas, de acordo com o levantamento do DN/Dinheiro Vivo.

Além disso, mais de um terço dos desempregados não auferem de qualquer tipo de apoio face à situação de desemprego em que se encontram.

A oferta de emprego também enfrenta uma forte retração, motivada pelas taxas de juro elevadas que impedem as empresas de ampliar e até manter os seus negócios. Neste primeiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado, as ofertas de emprego caíram 27,1%.

Só em 2020 é que se registou maior redução nas ofertas de emprego.

A região norte, com metade dos 19,1 mil casos registados de desemprego, é a mais afetada, mas é no Algarve (mais 14%) que se regista a maior subida homóloga.

Os setores do imobiliário, alojamento, restauração, couro e calçado são onde o desemprego mais subiu. Só na banca e nos seguros é que o desemprego não subiu: aliás, aumentou, com mais 36 pessoas empregadas no setor.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Ah mas agora com a imigração descontrolada a aceitarem trabalhar por meia dúzia de trocos aos portugueses reais só resta emigrar….foi para isto que se fez o 25 de abril? A liberdade de expressão já conheceu melhores dias, abdicou-se da soberania do país, empobrecimento, abandono da população, serviços públicos degradados, subserviência e total dependência da Europa, etc, etc…..Marcelo e Costa dois criminosos traidores que destruiram Portugal!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.