Depois de ter sido dado “praticamente certo” como cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições Europeias, Rui Moreira – que ia ser a “noiva” – nem como “madrinha” acabou.
Rui Moreira estava, ao início desta segunda-feira, a ser dado como o número 1 “fechado” da AD para as eleições Europeias de 9 de junho.
Só que, para espanto de muitos (e, talvez, até dos próprios intervenientes), no final do dia, foi Sebastião Bugalho a ser anunciado como cabeça de lista da coligação.
O anúncio foi feito por Luís Montenegro – que, segundo o Expresso, apenas fez o convite formal ao comentador de 28 anos no próprio dia, “ao final da tarde”.
Além disso, também à última hora, Montenegro terá convidado Rui Moreira para ser o número 2 – convite que foi recusado, de imediato, pelo presidente da Câmara do Porto.
Primeiro “noiva”, depois “madrinha”
Quando “todos” esperavam que Rui Moreira encabeçasse a lista da AD às Europeias, Montenegro trocou-lhes as voltas… até mesmo ao autarca do Porto: “Andaram a dizer-me para a ser noiva e agora querem que eu seja a madrinha?“, citou uma fonte de Rui Moreira, ao Expresso.
Acima, quando se escreve “todos” não são literalmente todos, mas inclui, por exemplo, vinte autarcas do Porto e outros militantes do PSD que, esta segunda-feira, num manifesto, acusaram Rui Moreira e o PSD de traição.
Os subscritores consideraram ser “uma traição aos portuenses, aos militantes, simpatizantes e autarcas eleitos pelo PSD”, afirmando não terem dúvidas de que “deixará marcas profundas na confiança que os portuenses têm no PSD”.
Entre os subscritores do manifesto estão o ex-candidato à Câmara do Porto e vice-Presidente da autarquia, Vladimiro Feliz; e o líder do PSD na Assembleia Municipal do Porto, Miguel Corte-Real.
Até Marcelo o iludiu
Só que, afinal, Rui Moreira era “apenas” o número 2 de Montenegro.
No final da noite desta segunda-feira, o autarca do Porto revelou, à SIC, que o PSD não está a dizer a verdade sobre a sua “não candidatura” a Bruxelas
Após o anúncio de Sebastião Bugalho, o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, disse Rui Moreira era uma “efabulação da comunicação social”, referindo depois que o jovem comentador “foi a escolha única para cabeça de lista”
No entanto, Rui Moreira recusou pôr culpas da comunicação social e criticou o PSD por ter permitido que a ideia de que seria o cabeça de lista da AD se tivesse diluído na opinião pública.
Moreira revelou que “até” o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lhe deu a entender que iria ser o cabeça de lista da AD: “Até o Presidente da República me veio dizer que esta semana ia ser muito importante para mim”.
O Edil portuense contou à SIC que, para seu espanto, Montenegro apenas lhe fez o convite noite de domingo – não para ser o número 1, mas sim o número 2.
A recusa de tal convite não careceu de muita reflexão: “Sou presidente da Câmara do Porto. Por mim e pelo cargo que ocupo, nunca aceitaria, seja o Bugalho ou outro qualquer”.
O autarca portuense contou ainda que o primeiro-ministro tentou, depois, convencê-lo a ser, além de número 2, mandatário da campanha: “Perguntou-me, imagine-se, se não queria ser mandatário”, revelou com alguma estupefação
“Agora podem dizer o quiserem mas tenho testemunhas, tinha uma pessoa ao meu lado no carro, que todo o país conhece, e que ouviu a conversa toda”, disse Rui Moreira, revelando alguma desilusão com a AD e Luís Montenegro.
O snr. Rui Moreira nunca ouviu dizer que “quem se mete com garotos amanhece borrado” ?
Hehehe!!!
Mais um a provar da sopa sacana do Marcelo & Ca.
Confiar nesta trupe é mais ingênuo do que acreditar no pai natal.
Enquanto se mantiver este triste circo, estamos entregues à garotada, incompetente e inconsequente.
Parabéns aos seus votantes.
Sejam felizes… ou então, aprendam alguma coisinha.