Cancro da próstata pode ser sexualmente transmissível

lintmachine / Flickr

-

O cancro da próstata pode ser uma doença sexualmente transmissível causada por uma infecção vulgar, mas muitas vezes silenciosa, transmitida durante a relação sexual, de acordo com um grupo de investigadores americanos.

Apesar de vários tipos de cancro serem causados por infecções, a organização britânica Cancer Research UK, que faz investigação sobre a doença, diz que é muito cedo para acrescentar o cancro da próstata a esta lista.

Cientistas da Universidade da Califórnia testaram células da próstata humana em laboratório e descobriram que uma infecção sexual chamada tricomoníase ajudava no crescimento do cancro.

Agora, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa ligação, diz a generalidade dos cientistas na PNAS, Proceedings of the National Academy of Sciences, publicação da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Infecção sexual

Acredita-se que cerca de 275 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas pela tricomoníase. É a infecção não-viral mais comum transmitida sexualmente.

Muitas vezes, a infecção não apresenta sintomas e a pessoa não está ciente de que está contaminada.

Os homens podem sentir prurido ou irritação dentro do pénis, ardor após urinar ou ejacular, ou um corrimento branco no pénis.

As mulheres podem sentir prurido ou dor na região genital, desconforto ao urinar ou um cheiro desagradável.

Esta investigação não é a primeira a sugerir uma ligação entre a tricomoníase e o cancro da próstata. Um estudo realizado em 2009 descobriu que um quarto dos homens com cancro da próstata mostrou sinais de tricomoníase, e estes indivíduos eram mais propensos a ter tumores avançados.

O estudo agora publicado na PNAS sugere uma explicação para a forma como a doença sexualmente transmissível poderia tornar os homens mais vulneráveis ao cancro da próstata, embora não seja uma prova definitiva dessa ligação.

Os autores do estudo, a professora Patricia Johnson e colegas, descobriram que o parasita que causa a tricomoníase, o Trichomonas vaginalis, produz uma proteína que causa inflamação e invasão de células benignas e cancerígenas da próstata.

Os autores do estudo dizem que mais estudos devem, agora, explorar esse dado – especialmente diante do facto de que a causa do cancro da próstata continua a ser desconhecida.

BBC

Trichomonas vaginalis

Trichomonas vaginalis

Quebra-cabeça

Nicola Smith, da Cancer Research UK, diz que este estudo sugere um possível caminho “através do qual o parasita Trichomonas vaginalis poderia estimular células cancerosas da próstata a crescer e desenvolver-se mais rapidamente”.

“Mas a pesquisa foi feita apenas no laboratório, e dados anteriores em pacientes não mostraram uma clara ligação entre o cancro da próstata e esta infecção sexualmente transmissível”.

“Há uma grande quantidade de pesquisas sobre o risco de cancro da próstata e estamos a trabalhar muito para juntar as peças do quebra-cabeça”.

Segundo Smith, ainda há factores de estilo de vida desconhecidos que parecem influencia o risco de desenvolver a doença, sem nenhuma prova convincente de uma ligação com a infecção.

“E o risco de cancro de próstata com a idade é conhecido”, recorda Smith.

O cancro da próstata é mais comum em homens com mais de 70 anos, e é possível que haja algum risco genético, já que a doença pode ocorrer em famílias.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.