Cancro da próstata pode ser sexualmente transmissível

lintmachine / Flickr

-

O cancro da próstata pode ser uma doença sexualmente transmissível causada por uma infecção vulgar, mas muitas vezes silenciosa, transmitida durante a relação sexual, de acordo com um grupo de investigadores americanos.

Apesar de vários tipos de cancro serem causados por infecções, a organização britânica Cancer Research UK, que faz investigação sobre a doença, diz que é muito cedo para acrescentar o cancro da próstata a esta lista.

Cientistas da Universidade da Califórnia testaram células da próstata humana em laboratório e descobriram que uma infecção sexual chamada tricomoníase ajudava no crescimento do cancro.

Agora, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa ligação, diz a generalidade dos cientistas na PNAS, Proceedings of the National Academy of Sciences, publicação da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Infecção sexual

Acredita-se que cerca de 275 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas pela tricomoníase. É a infecção não-viral mais comum transmitida sexualmente.

Muitas vezes, a infecção não apresenta sintomas e a pessoa não está ciente de que está contaminada.

Os homens podem sentir prurido ou irritação dentro do pénis, ardor após urinar ou ejacular, ou um corrimento branco no pénis.

As mulheres podem sentir prurido ou dor na região genital, desconforto ao urinar ou um cheiro desagradável.

Esta investigação não é a primeira a sugerir uma ligação entre a tricomoníase e o cancro da próstata. Um estudo realizado em 2009 descobriu que um quarto dos homens com cancro da próstata mostrou sinais de tricomoníase, e estes indivíduos eram mais propensos a ter tumores avançados.

O estudo agora publicado na PNAS sugere uma explicação para a forma como a doença sexualmente transmissível poderia tornar os homens mais vulneráveis ao cancro da próstata, embora não seja uma prova definitiva dessa ligação.

Os autores do estudo, a professora Patricia Johnson e colegas, descobriram que o parasita que causa a tricomoníase, o Trichomonas vaginalis, produz uma proteína que causa inflamação e invasão de células benignas e cancerígenas da próstata.

Os autores do estudo dizem que mais estudos devem, agora, explorar esse dado – especialmente diante do facto de que a causa do cancro da próstata continua a ser desconhecida.

BBC

Trichomonas vaginalis

Trichomonas vaginalis

Quebra-cabeça

Nicola Smith, da Cancer Research UK, diz que este estudo sugere um possível caminho “através do qual o parasita Trichomonas vaginalis poderia estimular células cancerosas da próstata a crescer e desenvolver-se mais rapidamente”.

“Mas a pesquisa foi feita apenas no laboratório, e dados anteriores em pacientes não mostraram uma clara ligação entre o cancro da próstata e esta infecção sexualmente transmissível”.

“Há uma grande quantidade de pesquisas sobre o risco de cancro da próstata e estamos a trabalhar muito para juntar as peças do quebra-cabeça”.

Segundo Smith, ainda há factores de estilo de vida desconhecidos que parecem influencia o risco de desenvolver a doença, sem nenhuma prova convincente de uma ligação com a infecção.

“E o risco de cancro de próstata com a idade é conhecido”, recorda Smith.

O cancro da próstata é mais comum em homens com mais de 70 anos, e é possível que haja algum risco genético, já que a doença pode ocorrer em famílias.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …