/

Atentados de Bruxelas vão custar 400 milhões aos contribuintes

(dr) News_Executive / Twitter

-

Cada dia em que o aeroporto de Bruxelas está fechado custa 10 milhões de euros

Os ataques terroristas de terça-feira deverão ter um custo, para a Bélgica, de cerca de quatro mil milhões de euros, estimou o jornal local Het Nieuwsblad, com base em contas de um especialista.

Peter Vanden Houte, economista chefe do banco holandês ING, adianta que numa primeira análise, o custo dos ataques representa cerca de 0,1% do Produto Interno Bruto da Bélgica, o que significa aproximadamente quatro mil milhões de euros.

“Se a ameaça terrorista persistir ou mais ataques ocorrerem, os custos vão elevar-se”, diz o especialista, que garante ao jornal Het Nieuwsblad que os custos de reconstrução representam uma “pequena parte dos custos”, já que as perdas mais significativas se relacionam com o encerramento de serviços, como os transportes, e de outros negócios.

O especialista realça as perdas nos cafés, restaurantes e lojas encerrados e a possibilidades de a curto prazo haver uma diminuição drástica clientes.

A empresa de análise IHS adianta por seu turno uma previsão do “impacto negativo de curta duração na economia belga”, sobretudo devido às quebras no consumo e no turismo.

Também as novas medidas de segurança adoptadas por causa dos atentados vão ter “um grande custo”, essencialmente associado ao encerramento temporário do aeroporto, diz Vanden Houte.

“Cada dia em que o aeroporto está fechado custa 10 milhões de euros”, diz o especialista.

Eddy Van de Voorde, economista da Universidade de Antuérpia, defende no entanto que o impacto do atentado na economia belga não será duradouro.

“Isso não aconteceu em nenhum dos atentados anteriores na Europa”, diz Van de Voorde.

ZAP / Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.