Zoomarine diz que acusações de maus-tratos são “graves e infundadas”

O Zoomarine considera que as acusações de maus-tratos de que foi alvo esta semana, através da World Animal Protection e da Fundação Change for Animals, são “graves e infundadas”.

Na sequência do relatório da World Animal Protection e da Fundação Change for Animals, que incluiu o Zoomarine numa lista de zoos em todo o mundo que exploram os animais para entretenimento, a empresa decidiu reagir às acusações.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o Zoomarine, situado em Albufeira, considera que as acusações de maus-tratos são “graves e infundadas” e que este tipo de relatórios “apenas incidem em falsos problemas ao nível do bem-estar exclusivo de golfinhos”.

O parque aquático também considera que estas organizações, “que se auto designam pela defesa de animais”, “procuram apenas angariar donativos criando indignação pública mesmo que para isso atuem com total desconsideração pela verdade”.

“Ao contrário de apenas ideais, zoos como o Zoomarine têm um contributo realmente efetivo, na conservação da natureza“, pode ler-se na nota, que acrescenta como exemplo a criação do primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal.

Outros exemplos apontados pela empresa são a Operação Montanha Verde, que em apenas dois anos já plantou no Algarve mais de 37 mil árvores; a Operação Praia Limpa, que também já recolheu mais de três toneladas de lixo marinho nas praias e, por fim, os mais de 52 mil euros entregues à World Parrot Trust.

“O trabalho em prol dos animais feito pelo Zoomarine, não é fruto de campanhas publicitárias ou campanhas ideológicas, é bem assente em reconhecimentos oficiais, nacionais e internacionais pelas mais elevadas instituições reguladoras e inspetivas do mundo”, lê-se na nota. A mais recente inspeção e avaliação da American Humane (o Zoomarine recebeu uma pontuação de 94,78%) é prova disso mesmo, segundo a empresa.

“Congratulamo-nos por ser um dos zoos do mundo com melhores práticas de bem estar animal, desta forma continuaremos a desempenhar com orgulho e com alegria o nosso papel, o de amar e proteger os espécimes que acolhemos e que vivem sob o nosso cuidado, de continuar a mostrar, todos os dias, a quem nos visita e aos especialistas com quem cooperamos, os elevados níveis de bem-estar, de cuidado e de carinho que entregamos àqueles a quem o Zoomarine é verdadeiramente dedicado e fiel: a nossa família zoológica”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …