Zoomarine diz que acusações de maus-tratos são “graves e infundadas”

O Zoomarine considera que as acusações de maus-tratos de que foi alvo esta semana, através da World Animal Protection e da Fundação Change for Animals, são “graves e infundadas”.

Na sequência do relatório da World Animal Protection e da Fundação Change for Animals, que incluiu o Zoomarine numa lista de zoos em todo o mundo que exploram os animais para entretenimento, a empresa decidiu reagir às acusações.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o Zoomarine, situado em Albufeira, considera que as acusações de maus-tratos são “graves e infundadas” e que este tipo de relatórios “apenas incidem em falsos problemas ao nível do bem-estar exclusivo de golfinhos”.

O parque aquático também considera que estas organizações, “que se auto designam pela defesa de animais”, “procuram apenas angariar donativos criando indignação pública mesmo que para isso atuem com total desconsideração pela verdade”.

“Ao contrário de apenas ideais, zoos como o Zoomarine têm um contributo realmente efetivo, na conservação da natureza“, pode ler-se na nota, que acrescenta como exemplo a criação do primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal.

Outros exemplos apontados pela empresa são a Operação Montanha Verde, que em apenas dois anos já plantou no Algarve mais de 37 mil árvores; a Operação Praia Limpa, que também já recolheu mais de três toneladas de lixo marinho nas praias e, por fim, os mais de 52 mil euros entregues à World Parrot Trust.

“O trabalho em prol dos animais feito pelo Zoomarine, não é fruto de campanhas publicitárias ou campanhas ideológicas, é bem assente em reconhecimentos oficiais, nacionais e internacionais pelas mais elevadas instituições reguladoras e inspetivas do mundo”, lê-se na nota. A mais recente inspeção e avaliação da American Humane (o Zoomarine recebeu uma pontuação de 94,78%) é prova disso mesmo, segundo a empresa.

“Congratulamo-nos por ser um dos zoos do mundo com melhores práticas de bem estar animal, desta forma continuaremos a desempenhar com orgulho e com alegria o nosso papel, o de amar e proteger os espécimes que acolhemos e que vivem sob o nosso cuidado, de continuar a mostrar, todos os dias, a quem nos visita e aos especialistas com quem cooperamos, os elevados níveis de bem-estar, de cuidado e de carinho que entregamos àqueles a quem o Zoomarine é verdadeiramente dedicado e fiel: a nossa família zoológica”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …