Zoomarine do Algarve denunciado por maus-tratos a animais

O relatório da World Animal Protection e da Fundação Change for Animals incluiu o Zoomarine, numa lista de zoos em todo o mundo que exploram os animais para entretenimento.

Um relatório da World Animal Protection e da Fundação Change for Animals coloca o Zoomarine, em Albufeira, no Algarve, numa lista de 12 zoos e aquários de todo o mundo que exploram animais selvagens para fins de entretenimento. As duas organizações visitaram os 12 espaços de dez países, nos cinco continentes, e apontaram falhas a todos.

De acordo com a investigação, disponível em PDF, no Zoomarine, os tratadores “sentam-se no dorso dos golfinhos e fazem surf com eles. O espetáculo também envolve golfinhos a rebocar um pequeno barco com crianças num tanque”.

Entre agosto de 2018 e maio de 2019, os inspetores visitaram zoos e aquários que fazem parte da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (WAZA), adianta a Renascença.

O relatório da World Animal Protection refere que manter os golfinhos em cativeiro tem consequências para a saúde dos animais, nomeadamente devido ao tamanho dos tanques que nunca conseguirão recriar a vida no mar.

Ainda segundo o relatório, os espetáculos podem causar stress e utilizar comida como forma de recompensa pelos truques tem impacto na dieta dos golfinhos.

“Os animais selvagens não são domesticados; devem manter a sua biologia e os seus comportamentos selvagens. Para que os animais selvagens interajam ou atuem para os visitantes são utilizados métodos de treino severos que causam um sofrimento terrível”, aponta a investigação.

O Dolphin Island (Resort World Sentosa), em Singapura, o Zoo D’Amneville, em França, o Jungle Cat World e o African Lion Safari, no Canadá, o Cango Wildlife Ranch, na África do Sul, o Sea World, na Austrália, e o de San Antonio, nos Estados Unidos, o Puy du Fou, de França, o Avilon Zoo, nas Filipinas, o Mystic Monkeys & Feather Wildlife Park, da África do Sul, e o japonês Ichicara Elephant Kingdom também fazem parte da lista.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os animais não são peluches para divertimento … respeito por estes animais magníficos é o mínimo que se exige – estes espectáculos são deprimentes.

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …