Zelenskyy anuncia unidade com “um milhão de homens” e critica exceções às sanções. Papa fala em 3.ª Guerra Mundial

18

Presidência Ucraniana / EPA

O Presidente da Ucrânia pediu aos chefes militares que criem uma força de combate com “um milhão de homens”, equipada com armamento da NATO, para recuperar os territórios no Sul. Ao mesmo tempo, criticou as exceções às sanções contra a Rússia, considerando-as “absolutamente inaceitáveis”.

De acordo com o Diário de Notícias, a intenção de Volodymyr Zelenskyy foi divulgada pelo ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, que está a enviar cartas aos outros países explicando as razões “políticas” e o “tipo de armamento” necessário.

“O presidente deu ordem ao chefe militar supremo para que sejam elaborados planos. O Estado-Maior das Forças Armadas está a analisar e depois dirá que para atingir esse objetivo precisamos de xyz”, explicou Reznikov, indicando que foi o ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, a “chave” para a mudança na abordagem militar.

Embora esteja “satisfeito” com a ajuda que está a receber dos países NATO – “artilharia padrão”, sistemas de lançamento de rockets teleguiados e drones de alta tecnologia -, Reznikov referiu que precisa de “mais, e rapidamente, para salvar a vida dos nossos soldados. Por cada dia de espera perdemos 100 soldados”.

“Temos aproximadamente 700 mil nas forças armadas. Se somarmos a guarda nacional, polícia e guardas de fronteira somos cerca de um milhão”, disse Reznikov, que conta também com o treino no Reino Unido de soldados ucranianos e de civis sem experiência militar.

Os serviços secretos militares britânicos anunciaram que, nos últimos dias, nem Rússia nem Ucrânia obtiveram “ganhos territoriais”.

À BBC, o analista Jack Watling, investigador do Royal United Services Institute, referiu que as palavras de Reznikov são mais um “grito de guerra do que um plano concreto para uma contra-ofensiva”. Já Jonathan Beale, especialista em defesa, afirmou que os “recursos militares ucranianos estão a ser consumidos no Donbass”.

Mas não é só a Ucrânia que quer aumentar a força de combate. Um relatório do Ministério da Defesa britânico indicou que a diminuição no número de soldados russos pode estar a forçar Moscovo a recrutar prisioneiros para a Wagner Militar Company, empresa privada de mercenários.

Zelenskyy critica exceções às sanções

Também na segunda-feira, Zelenskyy informou que o ministério dos Negócios Estrangeiros esteve com a embaixadora canadiana em Kiev para falar sobre as exceções às sanções contra a Rússia, que classificou como “absolutamente inaceitáveis”, avançou o Observador.

O Canadá decidiu devolver à Alemanha turbinas de gás reparadas necessárias à manutenção do gasoduto Nord Stream 1. no seu discurso habitual, o chefe de Estado ucraniano alertou que a Rússia vai interromper o fornecimento de gás à Europa.

“Esta decisão na exceção das sanções vai ser percecionada em Moscovo exclusivamente como uma manifestação de fraqueza. (…) Agora não pode haver dúvidas de que a Rússia vai tentar não só limitar o máximo possível, mas fechar completamente o fornecimento de gás à Europa no momento mais agudo”, afirmou.

Ainda na segunda-feira, Zelenskyy encontrou-se em Kiev com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, e com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Cerca de 80% da população de Donetsk fugiu

O governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, informou que cerca de 80% da população fugiu. ” A 24 de fevereiro, 1.670.000 pessoas viviam permanentemente na região (…) Agora, permanecem no local cerca de 340.000″, disse à agência Ukinform.

As autoridades pediram à população para deixar a região, que tem sido alvo de vários ataques nas últimas semanas.

Entretanto, a Ucrânia pediu também à população do sul de Kherson para abandonarem a região, antes que se inicie uma contra-ofensiva, avançou o El País. Os ucranianos visam libertar as zonas costeiras do Mar negro, atualemnte controladas pelas tropas russas.

Os ataques russos continuam a atingir civis, tendo subido para 34 o número de mortos resultante do ataque com um míssil a um prédio de seis andares na cidade de Chasiv Yar, na região de Donetsk, no sábado. Há também nove feridos.

Papa: mundo vive uma 3.ª Guerra Mundial

O papa Francisco avisou na segunda-feira que o mundo está a viver uma 3.ª Guerra Mundial “aos bocadinhos”, lembrando que durante anos se têm registado “guerras selvagens de destruição”, como a que vitima a Ucrânia.

“Há anos que vivemos a Terceira Guerra Mundial aos bocadinhos, em capítulos, com guerras por todo o lado, embora a guerra na Ucrânia nos toque mais de perto”, sublinhou numa entrevista à plataforma de streaming ViX da Noticias Univision 24/7.

Sobre a invasão russa da Ucrânia, Francisco disse que prefere falar mais sobre as vítimas do que dos agressores, “do país que é atacado”.

O sumo pontífice, de 85 anos, falou sobre o drama no Iémen e na Síria, a vida encurtada de 30 mil soldados, os jovens que morreram no desembarque nas praias da Normandia e aos conflitos bélicos “que são impostos” e que mostram se perdeu “a consciência da guerra”.

E, ainda assim, apesar das tragédias, “a humanidade continua a fabricar armas”, lamentou, acrescentando que a guerra “escraviza”, desumaniza, e que, segundo o catecismo católico, “a utilização e posse de armas nucleares é imoral”.

Taísa Pagno , ZAP //

18 Comments

  1. Bem, já sabemos quem manda na NATO!! Zelensky é o novo líder europeu manda em tudo!! É o herói que ninguém queria mas ficou para ser o herói que ninguém quer!! Vive á custa do povo e guarda o seu dinheiro em offshores!!
    Isto tem tudo para correr mal!! Continuo a avisar mas ninguém quer querer!! Investem mais dinheiro em armas do que no próprio povo e vendem a guerra nos telejornais como obrigatória!!

    • Um cérebro faz lhe muita falta… Então a criatura está sossegada na sua casa e na sua terra, é invadida por uns lunáticos imperialistas e ainda é questionada a razão de se defender? Pena a Nato, não ter no próprio 24 de Fevereiro enviado umas 200 bujardas e aniquilado a Russia de vez…

      • Será que pode explicar isso de “a criatura está sossegada na sua casa e na sua terra”?
        É que desde 2014, há, portanto, 8 anos, que Kiev vem bombardeando a população russófona do Donbass e de Donestsk e, desde o começo, já mataram mais de 14.000 cidadãos ucranianos só porque vivem numa zona do país onde se fala russo.
        Vamos fazer uma comparação:
        Assad, na Síria, mata o seu próprio Povo. Sem mais nada, os EUA vêm lá de longe, do outro lado do mar, e instalam-se no país para defender aquele Povo. Óptimo. Os americanos são libertadores.
        Kiev, não digo Zerensky porque isto já é anterior a ele; ele só continuou o trabalho dos anteriores, mata o seu próprio Povo. Esse mesmo Povo, separa-se e pede ajuda aos russos que são os vizinhos “amigos” mais próximos e, praticamente, irmãos. Os russos vêm e instalam-se para defender aquele Povo. Mau! Os russos são uns criminosos.

      • A tatica Russa e Chinesa de ocupar, usurpar e roubar é sobejamente conhecida. Quem não está bem muda se. Crimeia, Donbass e Luhansk não são da Russia, bem como Kalingrado e Transnitria. Tem de ser forçados a avandonar o que nao lhes pertebce. Se tivess
        em vergonha na tromba, depois do primeiro Holodomor, pagariam uma indemnização minima de 100 anos, de 20% do PIB Russo, para minorarem a sua culpa. Russos malditos! Assassinos execráveis!

      • Alguém dizia “não há bons” ! As tv ‘s não informam ,dão as notícias de quem lhe paga. Infelizmente a ‘ maioria ‘ das pessoas não possuem conhecimentos do que se passa no globo ! Sou de paz e não gosto de ver o que se passa ,como pai e avô. Mas a realidade é bem mais cruel do que pensam !!!
        Matam , torturam ,roubam , raptam seres humanos e não são só uns ou outros, são todos da elite , gente da boa vida e do bem bom !
        Nas picadas ,suas consequências já morreram centenas e centenas de milhares de seres, olhem para os rastos dos aviões e vejam aqueles que são ‘anormais’ ,comida toda alterada, sabem qual a fruta com mais pesticidas…pois as bananas ! As previsões de cancro ,2 em cada três homens vão ter e 1 em cada 3 mulheres. Que mau e o Putini…..
        Acham que não há cura para a maioria das doenças só quem é criança a que ve .
        Sejam e façam alguém feliz enquanto gozam de plena saúde…..

      • Cá está o comuna do costume! Cura-te emplastro. Conversa acanalhada. Até metes nojo!

    • “Vive à custe do povo e guarda o seu dinheiro em offshores” Confesse que esta desinformação vem do Kremlin e do exército de boots russo.

    • Ainda bem que não sou só eu acho uma cretinice alguém aproveitar-se da cegueira dos outros mesmo que esta seja provocada pela areia que nos atiram para os olhos os jornais e telejornais impedidos de mostrar a realidade.
      Para o Zerenski é fácil estar nesta guerra. Condena à morte o seu Povo Ucraniano, pede armas e dinheiro sem fim e não desiste de uma guerra que não tem a mínima hipótese de ganhar seja o que for.
      Se esta guerra fosse fácil de ganhar a NATO já tinha entrado em acção há muito, mas muito tempo. Só que do outro lado não está a Jugoslávia, nem a Síria, nem a Líbia, nem Iraque, nem…
      Olhem para a Economia, para a bolsa de Nova Iorque e analisem o crescimento do valor das acções das empresas de armamento americanas.
      Os americanos não estão a DAR 40 mil milhões de dólares à Ucrânia; estão a EMPRESTAR(!!!!). Isto significa que no fim desta guerra, quem ficar com o que restar da Ucrânia, fica com um país destruído, endividado e sem meios de pagar o que deve.
      O NOSSO problema, Povos da Europa, é que nos deixamos governar por políticos que julgam que governar é “bolsar” (vomitar) leis a que nós, sem questionar, sempre obedecemos. Esperavam eles que a Rússia também obedecesse, como nós, às sanções e saiu-lhe o tiro pela culatra.
      A julgar pela forma como a Alemanha tem rogado ao Canadá pela reparação das peças do Stream e, entretanto, o Zerenski, pede precisamente o contrário ao mesmo Canadá, cheira-me a um estrugido completamente queimado. Esperemos que a poeira pouse para ver melhor o horizonte.
      Aos críticos desta forma de ver as coisas e apoiantes do Zerenski, não precisam de me avisar que eu tenho o cérebro frito. Eu sei que tenho. Para vós, um conselho, deixem de ler o Correio da Manhã e a TVI. Escolham outros meios de informação.
      Um último pedido e desejo:
      Paz para o Povo Ucraniano
      Paz para o Povo Russo
      Paz para o Povo do Donbass
      Paz para o Povo de Donestk
      Para para a Europa e para o Mundo.
      Temos que correr com os políticos que pensam que são o último gelado do deserto.
      Temos que votar diferente. Votar em gente que saiba o que custa a vida. E não esta corja que nos suga os bolsos.

    • Ó Luísa…há casos documentados que demonstram que é possível viver bem, desde que não se esqueça de tomar a medicação…

  2. Aqui no novo mundo acreditava-se que a estupidez e ignorancia fosse caracteristicas dos nativos, que andavam nus e moravam em casas de pau-a-pique, mas analisando alguns comentários percebe-se que isso veio do velho mundo embarcado nas naus de Cabral , ora pois! A veadagem de Zelensky começou em 2014 e todos tupiniquins sabem disso, mas os patrícios não.

    • Para ir por essa via, não chegava abrir um tratado científico; era preciso abrir a cabeça àqueles que sonham que a Ucrânia, a NATO e a Europa estão a ganhar a guerra. Eu não compreendo como é que se pode crer que se ganha algo quando se assiste alegremente ao massacre de um Povo.
      O Povo Ucraniano cai à frente das armas inimigas porque o Zerenski e os “amigos” ocidentais assim o querem.

  3. Será que pode explicar isso de “a criatura está sossegada na sua casa e na sua terra”?
    É que desde 2014, há, portanto, 8 anos, que Kiev vem bombardeando a população russófona do Donbass e de Donestsk e, desde o começo, já mataram mais de 14.000 cidadãos ucranianos só porque vivem numa zona do país onde se fala russo.
    Vamos fazer uma comparação:
    Assad, na Síria, mata o seu próprio Povo. Sem mais nada, os EUA vêm lá de longe, do outro lado do mar, e instalam-se no país para defender aquele Povo. Óptimo. Os americanos são libertadores.
    Kiev, não digo Zerensky porque isto já é anterior a ele; ele só continuou o trabalho dos anteriores, mata o seu próprio Povo. Esse mesmo Povo, separa-se e pede ajuda aos russos que são os vizinhos “amigos” mais próximos e, praticamente, irmãos. Os russos vêm e instalam-se para defender aquele Povo. Mau! Os russos são uns criminosos.

    • Há várias diferenças: Os EUA não arrebanham território Sírio. Os EUA não deportam residentes Sírios para a Sibéria para os substituir por população sua e mais tarde fazer referendos e reclamar nacos de território.
      Os Russos são uns bandidos, sim. Mais nenhuma potência tem o seu comportamento feudal de conquista de território.

  4. J. Galvao, Os fofinhos gostam mesmo de guerra, então ó JS quem foi que invadiu a chamada América, matou milhares de nativos e chamou de seus os territórios daqueles povos, e só nao ficou com mais porque porque o México, Canada, Cuba e outros nao o permitiram, nao se esqueça que os fofinhos Americanos quando aparecem em algum ponto do planeta é só depois de terem provocado / criado o teatro para poderem venderem o seu equipamento e os salários dos seus soldados. Fofinhos peçam a PAZ.

  5. Os fofinhos americanos foram impedidos por fofinhos iguais ou piores, que fizeram o mesmo no agora México e agora Canadá porque os povos que lá viviam tinham outros nomes para as suas terras. Esses são portanto todos fofinhos. O fofinho ucraniano é um autentico ditador propagandista porque vendeu uma história falsa que os europeus e resto do mundo compraram porque foi altamente apoiado pela industria bélica. E claro, quem de nós quer agora assumir que se enganou? Podem argumentar o que quiserem, mas quando o lider ucraniano disse que nao estava interessado em acordos de paz porque estava a ganhar a guerra ficou tudo esclarecido para mim. PAra vocês não? é que a noticia passou no Correio da Manhã, CNN, etc…. toda a gente viu!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.