Rússia diz ter abatido 70 aeronaves ucranianas. E só há 24

11

Anúncio de ministro russo não bate certo com o que existe na estrutura ucraniana. Zelenskyy não se apercebeu de qualquer “pausa operacional”.

As forças russas atacaram uma zona residencial em Chasiv Yar, na região Donetsk, tendo matado pelo menos 18 pessoas.

O ataque decorreu na noite de sábado e, no dia seguinte, decorria a limpeza da zona e, sobretudo, a retirada de pessoas dos destroços.

Já na noite de domingo, um homem que tinha ficado debaixo dos escombros durante quase 24 horas foi retirado, vivo, pelas equipas de resgate. Seis pessoas foram retiradas ao longo do dia.

O ataque russo atingiu um prédio onde viviam essencialmente trabalhadores de fábricas daquela zona.

O governador local estimava que ainda havia 24 pessoas presas, incluindo uma criança de 9 anos.

O tio dessa criança, Valerii, admitiu à agência AP: “Estou à espera de um milagre. Não temos boas expectativas mas ando a evitar esses pensamentos negativos”.

Chasiv Yar fuca a cerca de 20 quilómetros de uma cidade importante para a Rússia, no percurso para Oeste: Kramatorsk.

Kherson e contas

Já nesta segunda-feira as Forças Armadas da Ucrânia anunciaram que recuperaram o controlo de Ivanivka, na região de Kherson.

“A única coisa que resta dos ocupantes russos em Ivanivka são memórias horríveis e equipamento militar ‘morto’”, lê-se no comunicado.

Yurii Sobolevsky, da Administração Regional de Kherson, avisou que o “terror russo” contra civis, no sul da Ucrânia, se tem intensificado.

Na noite passada o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que não tem visto qualquer “pausa operacional”, tal como a Rússia anunciou, na semana passada: 34 bombardeamentos em 24 horas, só no Donbass.

Também no domingo, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou que as Forças Armadas da Rússia abateram 70 aeronaves Sukhoi Su-25.

Mas há um problema nessa contabilidade, avisa o Nexta, portal independente de notícias da Bielorrússia mas sediado na Polónia.

A Rússia alega ter destruído 70 aeronaves Sukhoi Su-25 – mas a Força Aérea da Ucrânia só tem 24 aeronaves desse tipo.

Os bielorrussos explicam que as aeronaves Su-25 deixaram de ser produzidas na Ucrânia. Por isso, dificilmente conseguiriam chegar às 70 durante a guerra.

ZAP //

11 Comments

  1. Força Putin, os portugueses estão contigo.
    O grande interessado nesta guerra são os EUA.
    A Rússia apenas se limitou a defender os seus cidadãos da região do Donbass a serem bombardeados pelo exército ucraniano desde há 8 anos nas províncias de Lugansk e Donetsk.

  2. Oba, Os Portugueses estão com o Putin, o Sr. Miguel vive num bunker tal qual o seu grande Amor, o Putin.
    Cá ainda não estamos a ser bombardeados, pelo que o Caro Amigo pode sair á vontade para ver a luz do dia, só vê escuro.

  3. Concordo consigo Miguel! Não são 30 anos de separação forçada que apagam as ligações de centenas de anos entre a Rússia e o território da Ucrânia actual.

    Os EUA forçaram esta guerra e já estão a lucrar com isso… A UE foi subserviente mais uma vez… Agora a porcaria do USD já está a valer o mesmo que o EURO e ainda vai ficar pior!!!

    Antigamente, antes das guerras era sempre tentado chegar a termos, para que não morressem pessoas inutilmente… ..O Zelensky foi arrogante, tinha as costas quentes e quis armar-se em bom e herói e pra isso já sacrificou a vida de imensos cidadãos… bastava ter assinado garantias de não integrar a NATO… não ia ceder nem um centímetro… agora vai perder milhares de quilómetros… e vidas… arrogante!… Mas pior são os EUA, que alimentam o conflito por dinheiro…

  4. Porventura sabem o que é uma Democracia?.
    Já vi que a Rússia é um exemplo da mesma para certos Cidadãos.
    Há um ditado Popular que diz: quem não está bem, muda-se.

  5. Os Russos devem ter um problema com a matemática, porque destroem muitos mais aviões e drones ucranianos do que os existentes, além de conquistarem várias vezes as mesmas povoações! Ou então o problema é da comunicação – pois também só falam nos alvos militares que atingem, não reconhecem os civis. Já quanto à guerra do Donbass gostam de falar em 14 mil civis mortos pelos ucranianos, quando o que a ONU diz é que morreram no total aproximadamente esse número – o que inclui militares, civis e milicianos de ambos os lados (incluindo os passageiros de um avião malaio abatido por um missil russo).

  6. Força EU e EUA e Nato ! Não vos doam as mãos ! Prá frente e com força!
    Portugal está convosco !
    A propósito , como irá correr a festa do Avante este ano ….? »

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.