O chefe de Estado ucraniano fez uma curta visita à Polónia para agradecer o apoio dos vizinhos no acolhimento de refugiados. Os dois Presidentes falaram ainda do arrufo diplomático causado pela queda de um míssil numa localidade polaca em Novembro.
No regresso da sua curta visita a Washington, Volodymyr Zelenskyy fez uma paragem na Polónia, um dos vizinhos ucranianos que mais tem ajudado a Ucrânia e que mais refugiados tem acolhido. Esta visita foi mantida em segredo e fora da agenda.
“A caminho de casa, tive um encontro com um amigo da Ucrânia, o Presidente da Polónia Andrzej Duda. Fizemos um resumo do ano, este que nos trouxe desafios históricos devido à guerra. Também discutimos os planos estratégicos para o futuro, as relações bilaterais e as interações a nível internacional em 2023”, revelou Zelenskyy.
A presidência polaca refere-se a Zelenskyy como “mais importante parceiro regional no momento” e um “amigo pessoal” de Andrzej Duda, sendo a sua segurança “extremamente importante”.
O chefe de Estado ucraniano aterrou no aeroporto de Rzeszów, a cerca de 14 quilómetros da fronteira ucraniana. Este aeroporto foi o escolhido dado estar protegido por um grande contingente militar dos Estados Unidos e fica ainda numa cidade por onde passa muita da ajuda do Ocidente que chega à Ucrânia, relata o Observador.
Kiev adianta que a reunião durou duas horas e que Zelenskyy e Duda debateram uma “ampla gama de tópicos com ênfase no fortalecimento das capacidades de defesa do Estado ucraniano e questões humanitárias”
Já Andrez Duda revela que os dois discutiram “planos estratégicos para as ações e cooperação para 2023” e que aproveitou para”desejar um Bom Natal e um Bom Ano Novo para ele, para a sua família e para a Ucrânia”.
Um tema menos consensual entre os dois que certamente também foi abordado é a queda do míssil em Przewodów, uma vila perto da fronteira com a Ucrânia, a 15 de Novembro. Zelenskyy culpou várias vezes a Rússia por este incidente, mas a NATO e a a Polónia foram mais cautelosos e sugeriram antes que a sua queda terá resultado do desvio feito pelos sistemas de defesa aérea da Ucrânia.
“Estou convencido de que os Presidentes terão falado sobre isso cara a cara, porque pretendiam fazê-lo, trocando informações parte a parte. Para nós, o mais importante é esclarecer esta situação”, afirma Jakub Kumoch, chefe de gabinete da presidência polaca na área da política internacional.
Zelenskyy aproveitou ainda para fazer um balanço do seu encontro com Joe Biden com Duda. “Toda a delegação ucraniana está muito otimista e está particularmente satisfeita com a entrega do sistema Patriot”, confirma Kumoch.