Ponto de viragem na guerra? Forças ucranianas já não conseguem recuperar no terreno o que a Rússia ocupou. NATO continua a ser indispensável.
Volodymyr Zelenskyy tem repetido, ao longo de quase três anos, a mensagem de força e coragem para os soldados ucranianos, para o seu país não perder território para a Rússia e vencer a guerra. O conflito só terminaria quando os russos fossem expulsos no terreno.
No entanto, neste domingo, o presidente da Ucrânia falou numa tentativa de, rapidamente, acabar com a guerra – mas admitiu que os soldados presentes no terreno já não são suficientes.
Questionado pelo Kyodo News sobre a possibilidade de recuperar pela força alguns territórios ucranianos que a Rússia ocupou (como a Crimeia, desde 2014), Zelenskyy respondeu: “O nosso exército já não tem força para isso. É a realidade. Temos que encontrar soluções diplomáticas“.
No entanto, a Ucrânia só avança para reuniões quando souber que tem a “força suficiente”, a garantia, de que a Rússia não vai novamente invadir o país.
Ou seja, para Zelenskyy, a adesão à NATO continua a ser indispensável. Só estando dentro do “bloco Atlântico” é que Kiev “pensará em soluções diplomáticas”.
O presidente da Ucrânia admitiu que a guerra está num “período complicado” – e será sobretudo por isso que apresenta agora um discurso diferente sobre como recuperar (ou abdicar) o território controlado pela Rússia.
Enquanto agradecia o apoio de Japão, EUA, Coreia do Sul e diversos países europeus, Volodymyr Zelenskyy voltou a dizer que esses apoios não são suficientes.
Em relação à Coreia do Norte, o presidente ucraniano falou em 12.000 soldados norte-coreanos em Kursk, relatando que alguns – sem revelar quantos – já morreram ou ficaram feridos; e outros seguião para a Ucrânia.
Sobre os EUA e o presidente eleito Donald Trump, o presidente da Ucrânia relatou que Trump e a sua equipa já conhecem o “plano de vitória” ucraniano. “Estão a estudar e depois iremos falar”.
“Mas a Ucrânia não vai capitular. Isso é um facto e acho que Donald Trump percebe isso”, avisou.
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
Zelenskyy muda discurso: “O nosso exército já não consegue. Precisamos de diplomacia”
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como
Usar a Diplomacia com Putin , é a mesma coisa que deixar entrar a raposa na capoeira ! . Ucrânia pode abdicar , estou convicto que o Putin não ficará por aqui , no que diz respeito a ocupação de mais territórios e Países contíguos a Rússia . O sonho de Putin é de escalar o conflito até provocar uma 3ª Guerra Mundial , está mais que visto !
Estas declarações não são de alguém atento.. mas de alguém dominado por ideologias e desinformação..
Então é o Putin que quer a 3 guerra mundial.. ?? seria a coisa mais fácil ele fazer. bastaria agir na Ucrânia como Israel age em Gaza..
E se vier com as perguntas de “mas quem começou a guerra” faça jornalismo e vá ao Youtube VER videos de 2014 no Donbass.. ou Pergunta-se o que USA fez em Cuba (na crise dos misseis = Ucrania na NATO)
Faça jus á alcunha que usa..
Tenha juizo! Porque acho que não é coisa que por aí abunde.
israel foi atacado, não atacou.
A Ucrânia foi invadida, não invadiu. E até prescindou das armas nucleares em troca de segurança que devia ser feita por quem a agrediu.
Se ela tivesse armas nucleares o terrorista nem piava.
O que é que a Rússia tem a ver com o que se passa nos outros países?
Não quer a Ucrânia na NATO nem na UE! Ou seja, o csar é que manda em países soberanos. Alguém o elegeu na Ucrânia?
A Rússia manda na Ucrânia? Quem é que lhe conferiu esse mandato?
Imaginemos que a Ucrânia não queria a ” promiscuidade” entre a Bielorrússiua e a Rússia, e dizia que essa ligação não podia existir. O carniceiro punha-se a rir!
A tanga do Donbass e da Crimeia foi uma maneira do urso do Kremlin invadir um país soberano. O que é que ele tem a ver com as populações russófonas? Se estão mal que vão para a Rússia!
Pode discutir-se tudo no médio oriente, mas o carniceiro quer, tal como você, a reconstrução da URSS.
isso é que era, não é ” camarada”?
Conheço quem lá estudou na década de 80 e se lhes perguntar o que acham daquela trampa dizem queainda é pior do que trampa.
Vá morar para lá porque um carniceiro que assassina opositores devia levar com uma ameixa no centro dos c***os.
E sabe-se lá!…Um dia os descendentes de quem ele mandou assassinar podem acertar-lhe o passo.
Quando mal se espera elas acontecem!
O atento deve dormir com o Putim…
Mas pelo meio fica a pergunta: e se este assassino Putin bater a bota, como ficam as coisas?
O Trump so tem de fazer baixar o preco do Petrolio e do Gas, e depois vamos ver como e que os Russos se safam…
Vão safar-se muito bem, obrigado.
O Presidente Trump é adulto, o Presidente Putin também… Quanto ao resto, na Europa, estão a prazo até às próximas eleições
Hahahahha
O comediante de terceira categora cada vez mais patético. Agora já não vai poder fugir para a Florida, porque… A MÚSICA MUDOU!
Fugir para a Florida? Porquê? Depois de quase 3 anos de guerra é que o “comediante” ia fugir? Já ia com muito atraso, não? O “comediante” revelou-se mais corajoso, mais sério e mais estadista que muitos que por aí andam nos poleiros (Trump incluido). E isso parece que “chateia” muita gente…
_Mandar os seus compatriotas para morrer numa guerra sem solução não é ser estadista..
tal como deixares um filho morrer nas mãos de um sequestrante (porque não queres pagar resgate) faria de ti um bom Pai..
Aceitar derrota (faz parte – basta ver Portugal pós D sebastião ou na invasão de Napoleão.. continuamos cá.. com quase as mm fronteiras)
LF – Santa ignorancia…….visto que deve ser apoiante do Putin, pode sempre mudar-se para a Russia, porque seres pensantes assim, não fazem cá falta.
Os carneirinhos vão todos para o mesmo lado, não se atrevem sequer a ter opinião o que lhe impigem é que está bem. Se há alguem que se atreve a pensar com a sua própria cabeça e tirar conclusões, está feito com as Fátimas e outros carneirinhos que andam por aqui.
Mudar para a Rússia?
E porque não?
A Federação Russa tem um programa para acolher dissidentes do neoliberalismo… Oferecem estatuto de refugiado, casa, emprego e ainda um generoso ‘pocket money’ para as primeiras despesas.
Vou pensar nisso.
Mas o que eu gostava mesmo de ver era a Fatima da Santa Ignorância oferecer-se como voluntária para as brigadas internacionais do comediante de kiev e do seu gang. Parece que estão desesperados por carne para canhão para tentar não perder a guerra até 20 de Janeiro (tomada de posse do Presidente Trump).
Estou certo que a Fatima compreenderá a urgência da situação. O seu contributo para a causa será muito apreciado. Talvez a Fatima até consiga sobreviver mais de 15m na frente de batalha. Força nisso!
Acabou-se a mama do comediante e do complexo militar-industrial.
Quando aos que apoiam a guerra na Ucrânia, deviam de oferecer-se para a frente de batalha- Eçes estão a precisar de carne para canhão.
Espero que esta loucura acabe no final de Janeiro, com a posse do Presidente Trump. Caso contrário, é o Lavrov que tem razão: vai ser até ao último ucraniano.
Agradeçam a enorme paciência do Presidente Putin, outro no lugar dele (por ex, o neo-nazi Navalmy ou o criminoso Prygogine) e Kiev já tinha sido cilindrada com uma bombinha a sério-
Eçes?
Que palavra é essa que não conheço?
Fazendo de advogada do diabo e vice versa:
Pesquisar pf compras de imóveis, de valores estratosféricos, feitos por Zelenskyy (notícia que passou nas Tv’s em França). Paga UE
Para não falar das mansões estratosféricas um pouco por todo o mundo, que o Putin detem. Paga UE.
No fim de tudo, resume-se a poder de elites, que vão atirando areia para os olhos do comum humano…
Tudo farinha o mesmo saco, quando estoirar, essa “farinha”, nem para bolos serve e os donos dela, estarão bem longe deste planeta :/
Era tão, mas tão maravilhoso, que os seres humanos , os que lutam de um e de outro lado, depusessem as armas , seria épico, ao mesmo tempo utópico, eu sei…
Falou quase tudo, parabéns
As mansões do comediante e do seu gang são pagas com os nossos impostos, é verdade.
(Está na altura dos Portugueses conhecerem em quanto já vai a conta do dinheiro que os nossos ‘iluminados’ governantes já torraram com o regime de kiev e no apoio aos ‘refugiados’ ucranianos em Portugal).
As do Presidente Putin não. São pagas com os impostos dos russos.
É uma GRANDE DIFERENÇA !!!
Isto é propaganda russa! A Ucrania e a NATO estão a ganhar a guerra, os russos nem armas de jeito têm ainda usam material antigo da II guerra mumdial. Eles pensavam que iam conquistar a Ucrania em 3 dias é o que se vê! Agora até a Ucrania lhes conquistou território… Os Russos são fraquinhos, maus e propagandistas mentirosos, nós é que somos fortes, bons e só falamos a verdade!
Ainda bem que ainda há quem tenha sentido do humor…
“O conflito só terminaria quando os russos fossem expulsos no terreno.” (Zelenski)
Afinal o que ele queria dizer era:
“O conflito só terminaria quando os ucranianos estivessem todos mortos”.
O que está em vias de acontecer, porque esse actor de terceira não percebeu que, quando uma guerra não pode ser ganha, deve-se capitular. O que não é vergonha nenhuma.
Já cá faltava o defensor do carniceiro.
Então, assim sendo, o que vale é a lei da selva, ou do farwest.
O mais forte invade o mais fraco e abocanha-lhe o território.
Prepara-te para combater, porque a Espanha vem por aí adentro…
Mas como és cobarde foges para o pé do Putin.
Tu e o teu partido ides de vela nas próximas eleições. E depois pedes ao terrorista para vir em teu socorro.
Antes um actor de terceira do que um terrorista de primeira, ficas a saber.
E o Ocidente, independentemente do que acontecer na Ucrânia, deve armar-se até aos dentes e manter todas as sanções contra a Rússia.
Ele que venda o petroleo a quem quiser, mas todas as sanções, inclusivé, ao sistema financeiro, devem não só manter-se mas até ser reforçadas.
E os activos ser entregues à Ucrânia para reconstruir o que o sanguinário destruiu.
Até a economia russa entrar em colapso. Que não falta muito, porque quem gasta 1/3 do orçamento em defesa não vai longe muitos anos.
Não tardará uma revolução por aquelas bandas, mas isso é lá com eles. Que se matem uns aos outros, porque dessa escumalha não tenho pena.
Para ficção não está mal. Dava para uma telenovela, mas de muito má qualidade…