Zeinal Bava queria pagar 77 mil euros para travar investigação a bónus de 8,8 milhões

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente da PT, Zeinal Bava

O ex-presidente da brasileira Oi e da antiga Portugal Telecom, Zeinal Bava, quis pagar 77 mil euros para fechar a investigação a um bónus de 8,8 milhões de euros que recebeu. A reguladora rejeitou o pagamento.

Em 2014, Zeinal Bava recebeu um bónus de 8,8 milhões de euros da operadora brasileira Oi, antes da fusão com a Portugal Telecom. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Brasil, abriu uma investigação ao gestor, já que este não teve autorização para receber o prémio.

Além disso, de acordo com o Expresso, Bava também atribuiu renumerações adicionais a outros administradores — novamente sem autorização. Numa tentativa de travar a investigação, o antigo presidente da PT queria pagar 77 mil euros, mas o regulador brasileiro rejeitou o pagamento.

A investigação da CVM iniciou-se, uma vez que a diretoria e o conselho de administração reuniram-se, em 2013, para discutir os princípios da fusão entre Oi e PT sem convocarem o conselho fiscal.

Adicionalmente, o regulador considera que o bónus de 8,8 milhões de euros foi recebido indevidamente por Zeinal Bava. Os três signatários do aditamento ao seu contrato pertenciam ao conselho de administração, mas a maioria dos membros não teve conhecimento da decisão. Aliás, a ordem da transferência do bónus foi dada pelo próprio, segundo a CVM.

Foi ainda gasto cerca de 2,4 milhões de euros em bónus a outros administradores da empresa. Estes prémios não foram formalmente discutidos, tendo sido apenas formalizados por e-mail e pagos “a partir de ordem diretamente transmitida internamente pelo próprio Zeinal Bava ao profissional responsável por pagamento de pessoal da companhia”.

Assim, a CVM apurou que o gestor incorreu em desvio de poder e “deixou de empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e diligência que todo o homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios”.

Este não é o primeiro caso de Zeinal Bava na CVM. O antigo presidente da Oi e da PT já teve outros processos, nos quais foi obrigado a pagar multas por eventuais violações de deveres fiduciários. Em Portugal, é um dos acusados na Operação Marquês por crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • Em tempos de roubalheira, há quem perde os pudores e afins…mas após apanhado com a mão no cofre, ainda insiste em fazer da *plebe ignorante, ao querer apenas devolver” migalhas”
      #Jesus essa gente só merece a forca!!

  1. Vamos de mal a pior. Felizmente ainda existem entidades que são verdadeiramente reguladoras mas, neste caso foi uma entidade brasileira já que “o antigo presidente da PT queria pagar 77 mil euros, mas o regulador brasileiro rejeitou o pagamento”.
    Urgente, urgente é termos boas entidades reguladoras que efetivamente trabalhem bem. Portugal exige mais fiscalização e maior celeridades das instituições jurídicas. Mas nisso parece que os nossos governantes não querem mexer; Porque será? Obviamente porque a grande maioria deles preferem não ser fiscalizados.

  2. Gente desta é que é condecorada, e são uma mão cheia deles. Que grande Clube de Vigaristas enaltecidos !………. Não digo que é uma Vergonha senão ainda vou preso !

    • Então deixa-me subscrever-te…
      Mas como africana, e emigrante é ultrajante perceber tais atrocidades no topo da hierarquia teste país …E haver emigrantes a dar o litro e serem menosprezados!!!
      #bemfeito para todos nós!!

  3. Este país vai de mal a pior, destruíram as melhores empresas, faliram o país mas encheram os cofres das contas nas ofchores, nunca vão ser condenados e muito menos vão devolver o que gamaram! Continuam todos a viver á grande e a darem entrevistas! Mas o que mais Admira, é ainda haver pessoas que os apoiam e defendem! Quanto tempo demorou o Madof a ser investigado e julgado? O que foi que aconteceu ao património dele e a sua liberdade? Não me consta que tenha recorrido nem alegado inocência! Ainda há locais onde há justiça.

  4. Este era afinal um gestor de topo, muitos elogios e condecorações, afinal onde está a seriedade desta gente? Estranho é ver por aqui comentários de esquerdopatas que até parecem defender estas acções só por se recusarem condenarem o à vontade com que esta gente actua no regime actual.

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …