Zeinal Bava queria pagar 77 mil euros para travar investigação a bónus de 8,8 milhões

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente da PT, Zeinal Bava

O ex-presidente da brasileira Oi e da antiga Portugal Telecom, Zeinal Bava, quis pagar 77 mil euros para fechar a investigação a um bónus de 8,8 milhões de euros que recebeu. A reguladora rejeitou o pagamento.

Em 2014, Zeinal Bava recebeu um bónus de 8,8 milhões de euros da operadora brasileira Oi, antes da fusão com a Portugal Telecom. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Brasil, abriu uma investigação ao gestor, já que este não teve autorização para receber o prémio.

Além disso, de acordo com o Expresso, Bava também atribuiu renumerações adicionais a outros administradores — novamente sem autorização. Numa tentativa de travar a investigação, o antigo presidente da PT queria pagar 77 mil euros, mas o regulador brasileiro rejeitou o pagamento.

A investigação da CVM iniciou-se, uma vez que a diretoria e o conselho de administração reuniram-se, em 2013, para discutir os princípios da fusão entre Oi e PT sem convocarem o conselho fiscal.

Adicionalmente, o regulador considera que o bónus de 8,8 milhões de euros foi recebido indevidamente por Zeinal Bava. Os três signatários do aditamento ao seu contrato pertenciam ao conselho de administração, mas a maioria dos membros não teve conhecimento da decisão. Aliás, a ordem da transferência do bónus foi dada pelo próprio, segundo a CVM.

Foi ainda gasto cerca de 2,4 milhões de euros em bónus a outros administradores da empresa. Estes prémios não foram formalmente discutidos, tendo sido apenas formalizados por e-mail e pagos “a partir de ordem diretamente transmitida internamente pelo próprio Zeinal Bava ao profissional responsável por pagamento de pessoal da companhia”.

Assim, a CVM apurou que o gestor incorreu em desvio de poder e “deixou de empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e diligência que todo o homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios”.

Este não é o primeiro caso de Zeinal Bava na CVM. O antigo presidente da Oi e da PT já teve outros processos, nos quais foi obrigado a pagar multas por eventuais violações de deveres fiduciários. Em Portugal, é um dos acusados na Operação Marquês por crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Genial à Brava, esta “Santa Libverdade” conquistada no 25/74!
    Levam tudo e não fica nada.
    Cambada de ordinarios

    • Em tempos de roubalheira, há quem perde os pudores e afins…mas após apanhado com a mão no cofre, ainda insiste em fazer da *plebe ignorante, ao querer apenas devolver” migalhas”
      #Jesus essa gente só merece a forca!!

  2. Vamos de mal a pior. Felizmente ainda existem entidades que são verdadeiramente reguladoras mas, neste caso foi uma entidade brasileira já que “o antigo presidente da PT queria pagar 77 mil euros, mas o regulador brasileiro rejeitou o pagamento”.
    Urgente, urgente é termos boas entidades reguladoras que efetivamente trabalhem bem. Portugal exige mais fiscalização e maior celeridades das instituições jurídicas. Mas nisso parece que os nossos governantes não querem mexer; Porque será? Obviamente porque a grande maioria deles preferem não ser fiscalizados.

  3. Gente desta é que é condecorada, e são uma mão cheia deles. Que grande Clube de Vigaristas enaltecidos !………. Não digo que é uma Vergonha senão ainda vou preso !

    • Então deixa-me subscrever-te…
      Mas como africana, e emigrante é ultrajante perceber tais atrocidades no topo da hierarquia teste país …E haver emigrantes a dar o litro e serem menosprezados!!!
      #bemfeito para todos nós!!

  4. Este país vai de mal a pior, destruíram as melhores empresas, faliram o país mas encheram os cofres das contas nas ofchores, nunca vão ser condenados e muito menos vão devolver o que gamaram! Continuam todos a viver á grande e a darem entrevistas! Mas o que mais Admira, é ainda haver pessoas que os apoiam e defendem! Quanto tempo demorou o Madof a ser investigado e julgado? O que foi que aconteceu ao património dele e a sua liberdade? Não me consta que tenha recorrido nem alegado inocência! Ainda há locais onde há justiça.

  5. Este era afinal um gestor de topo, muitos elogios e condecorações, afinal onde está a seriedade desta gente? Estranho é ver por aqui comentários de esquerdopatas que até parecem defender estas acções só por se recusarem condenarem o à vontade com que esta gente actua no regime actual.

RESPONDER

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …