Xadrez político de Bolsonaro deixa ministro da Economia em xeque

Palácio do Planalto

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O ministro da Economia e das Finanças do Brasil, Paulo Guedes, está com o lugar em risco no Governo. Bolsonaro pode fazer o governante cair para elevar os níveis de popularidade.

Jair Bolsonaro recusou recentemente o programa social proposto pelo ministro da Economia e das Finanças do Brasil, Paulo Guedes, que visa substituir o Bolsa Família. A permanência do governante está em risco, naquela que vários especialistas consideram ser uma jogada política do Presidente brasileiro para ganhar popularidade junto da população mais pobre, escreve o jornal Público.

A alternativa apresentada por Paulo Guedes, intitulada de Renda Brasil, prevê um valor superior ao Bolsa Família, de 240 (36,5 euros) a 270 reais (41 euros). O Bolsa Família abrange mais de 14 milhões de brasileiros e Bolsonaro quer aumentar o número de beneficiários para 21 milhões.

Para financiar o programa de Paulo Guedes, Bolsonaro teria de cortar noutros programas sociais, o que seria um duro golpe na sua popularidade, sugerem os analistas. Paulo Guedes acredita que o Renda Brasil poderia chegar aos 270 reais mensais caso fossem extintos 27 programas de apoio social. Bolsonaro discorda.

“A proposta, como a equipa económica apareceu para mim, não será enviada ao Parlamento, não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos”, justificou o Presidente brasileiro, na quarta-feira.

“Não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar uma Bolsa Família ou um Renda Brasil, seja lá o que for o nome deste novo programa”, acrescentou.

A queda do real face ao dólar é um dos problemas que azedou a relação entre Guedes e Bolsonaro, mas não o único. O outro prende-se com o apoio de emergência criado pelo Governo para ajudar a população mais desfavorecida a enfrentar a pandemia de covid-19.

O apoio de 600 reais por mês (cerca de 90 euros) chega a 64 milhões de brasileiros, mas os cofres do Estado não estão preparados para o prolongar. O ministro da Economia defende a redução para 200 reais, de forma a conseguir mantê-lo durante mais tempo. Contudo, Bolsonaro não se mostra satisfeito com uma eventual redução.

Os analistas sugerem que Bolsonaro tenciona usar Paulo Guedes como bode expiatório quando se vir forçado a reduzir o apoio de 600 reais mensais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …