Wikipédia lança código de conduta global para combater bullying na sua plataforma

A fundação que opera a Wikipédia vai lançar o seu primeiro código de conduta global como resposta às críticas de que não consegue combater o assédio e de que sofre com a falta de diversidade.

“Precisamos de ser muito mais inclusivos”, disse María Sefidari, presidente do conselho de curadores da Fundação Wikimedia, citada pela agência Reuters. “Estamos a perder muitas vozes, estamos a perder mulheres, estamos a perder grupos marginalizados”.

As plataformas online estão sob intenso escrutínio em relação ao comportamento abusivo, retórica violenta e outras formas de conteúdo problemático, obrigando-as a renovar as regras de conteúdo e aplicá-las de forma mais restrita.

Ao contrário do Facebook Inc e do Twitter Inc, que adotam abordagens mais de cima para baixo para moderação de conteúdo, a enciclopédia online, que completou 20 anos no mês passado, depende em grande parte de voluntários para lidar com problemas em torno do comportamento dos utilizadores.

A Wikimedia disse que mais de 1.500 voluntários da Wikipédia de cinco continentes e 30 idiomas participaram na criação das novas regras depois de o conselho de curadores ter votado em maio do ano passado para desenvolver novos padrões vinculativos.

“Tem havido um processo de mudança em todas as comunidades”, disse Katherine Maher, diretora executiva da Fundação Wikimedia. “Demorou para construir o apoio necessário para fazer as consultas para que as pessoas entendessem por que isso é uma prioridade.”

O novo código de conduta proíbe o assédio dentro e fora do site, impedindo comportamentos como discurso de ódio, uso de calúnias, estereótipos ou ataques com base em características pessoais, bem como ameaças de violência física e perseguição ou seguir alguém em diferentes artigos para criticar o seu trabalho.

Além disso, proíbe a introdução deliberada de informações falsas ou tendenciosas no conteúdo.

A Wikipédia é um site relativamente confiável em comparação com as principais plataformas de redes sociais que têm lutado para conter a desinformação. Maher disse que as preocupações de alguns utilizadores de que as novas regras significavam que o site estava a tornar-se mais centralizado eram infundadas.

A Wikipédia tem 230 mil editores voluntários que trabalham em artigos de crowdsourcing e mais de 3.500 “administradores” que podem realizar ações como bloquear contas ou restringir edições em certas páginas. Às vezes, as reclamações são decididas por painéis de utilizadores eleitos pelas comunidades.

A Wikimedia disse que a próxima fase será trabalhar na aplicação das regras. “Um código de conduta sem fiscalização não vai ser útil”, disse Sefidari. “Vamos resolver isto com as comunidades”.

Maher disse ainda que haverá um treino para as comunidades e grupos de trabalho interessados.

A Wikimedia não tem planos imediatos para reforçar a sua pequena equipa de “confiança e segurança”, um grupo de cerca de uma dúzia de funcionários que atualmente atua em questões urgentes, como ameaças de morte ou partilha de informações privadas de pessoas.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …