Um terço da Wikipédia escocesa foi escrita por um adolescente norte-americano (que não fala a língua)

Um terço da versão escocesa da Wikipédia foi escrita por um adolescente norte-americano que não fala nem escreve em escocês, denunciou um utilizador do Reddit, que se identifica como Ultach nesta rede social.

De acordo com a Vice, o jovem norte-americano, administrador da Wikipédia sob o nome AmaryllisGardener, terá administrado o conteúdo durante quase sete anos.

Ao longo deste período de tempo, escreveu cerca de 20.000 artigos dos 60.000 existentes na página e fez também quase 200.000 edições, detalha a Russia Today.

O norte-americano não fala nem escreve escocês e nenhum dos artigos que escreveu foram nesta língua. As publicações foram sendo escritas em inglês com alguns erros ortográficos que visavam imitar o sotaque falado do escocês.

Numa publicação no Reddit, Ultach diz que os artigos escritos pelo norte-americano são um cópia idêntica das suas versões em inglês com algumas palavras modificadas: “Aqui e ali, com sorte, talvez uma palavra escocesa tenha sido colocada no meio”.

Ultach refere ainda que o jovem usou, muito provavelmente, um tradutor online inglês-escocês ou procurou algumas palavras num dicionário.

De acordo com a Vice, que escreve ainda que AmaryllisGardener deixou de escrever em meados de 2018, o pessoal da Wikipédia não sabe agora o que fazer, uma vez que a influência sobre a página é tão vasta que as únicas opções parecem ser excluir totalmente a versão em escocês ou reverter todo o conteúdo desde 2012.

A mesma revista observa que é fácil perceber que os artigos em causa não foram escritos por alguém com conhecimento da língua, bastando para isso analisar os artigos.

Além disso, continua, um olhar sobre a página de AmaryllisGardener na Wikipédia pode evidenciar o mesmo – já em meados de 2016, alguns utilizados escreviam que o seu trabalho “quase não lembrava o escocês real“.

O artigo através do qual Ultach denuncia a situação está disponível no Reddit.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …