Um terço da Wikipédia escocesa foi escrita por um adolescente norte-americano (que não fala a língua)

Um terço da versão escocesa da Wikipédia foi escrita por um adolescente norte-americano que não fala nem escreve em escocês, denunciou um utilizador do Reddit, que se identifica como Ultach nesta rede social.

De acordo com a Vice, o jovem norte-americano, administrador da Wikipédia sob o nome AmaryllisGardener, terá administrado o conteúdo durante quase sete anos.

Ao longo deste período de tempo, escreveu cerca de 20.000 artigos dos 60.000 existentes na página e fez também quase 200.000 edições, detalha a Russia Today.

O norte-americano não fala nem escreve escocês e nenhum dos artigos que escreveu foram nesta língua. As publicações foram sendo escritas em inglês com alguns erros ortográficos que visavam imitar o sotaque falado do escocês.

Numa publicação no Reddit, Ultach diz que os artigos escritos pelo norte-americano são um cópia idêntica das suas versões em inglês com algumas palavras modificadas: “Aqui e ali, com sorte, talvez uma palavra escocesa tenha sido colocada no meio”.

Ultach refere ainda que o jovem usou, muito provavelmente, um tradutor online inglês-escocês ou procurou algumas palavras num dicionário.

De acordo com a Vice, que escreve ainda que AmaryllisGardener deixou de escrever em meados de 2018, o pessoal da Wikipédia não sabe agora o que fazer, uma vez que a influência sobre a página é tão vasta que as únicas opções parecem ser excluir totalmente a versão em escocês ou reverter todo o conteúdo desde 2012.

A mesma revista observa que é fácil perceber que os artigos em causa não foram escritos por alguém com conhecimento da língua, bastando para isso analisar os artigos.

Além disso, continua, um olhar sobre a página de AmaryllisGardener na Wikipédia pode evidenciar o mesmo – já em meados de 2016, alguns utilizados escreviam que o seu trabalho “quase não lembrava o escocês real“.

O artigo através do qual Ultach denuncia a situação está disponível no Reddit.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …