/

Um terço da Wikipédia escocesa foi escrita por um adolescente norte-americano (que não fala a língua)

Um terço da versão escocesa da Wikipédia foi escrita por um adolescente norte-americano que não fala nem escreve em escocês, denunciou um utilizador do Reddit, que se identifica como Ultach nesta rede social.

De acordo com a Vice, o jovem norte-americano, administrador da Wikipédia sob o nome AmaryllisGardener, terá administrado o conteúdo durante quase sete anos.

Ao longo deste período de tempo, escreveu cerca de 20.000 artigos dos 60.000 existentes na página e fez também quase 200.000 edições, detalha a Russia Today.

O norte-americano não fala nem escreve escocês e nenhum dos artigos que escreveu foram nesta língua. As publicações foram sendo escritas em inglês com alguns erros ortográficos que visavam imitar o sotaque falado do escocês.

Numa publicação no Reddit, Ultach diz que os artigos escritos pelo norte-americano são um cópia idêntica das suas versões em inglês com algumas palavras modificadas: “Aqui e ali, com sorte, talvez uma palavra escocesa tenha sido colocada no meio”.

Ultach refere ainda que o jovem usou, muito provavelmente, um tradutor online inglês-escocês ou procurou algumas palavras num dicionário.

De acordo com a Vice, que escreve ainda que AmaryllisGardener deixou de escrever em meados de 2018, o pessoal da Wikipédia não sabe agora o que fazer, uma vez que a influência sobre a página é tão vasta que as únicas opções parecem ser excluir totalmente a versão em escocês ou reverter todo o conteúdo desde 2012.

A mesma revista observa que é fácil perceber que os artigos em causa não foram escritos por alguém com conhecimento da língua, bastando para isso analisar os artigos.

Além disso, continua, um olhar sobre a página de AmaryllisGardener na Wikipédia pode evidenciar o mesmo – já em meados de 2016, alguns utilizados escreviam que o seu trabalho “quase não lembrava o escocês real“.

O artigo através do qual Ultach denuncia a situação está disponível no Reddit.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.