Web Summit vai ser 100% online. Portugal terá um canal específico

Antonio Cotrim / Lusa

A Web Summit vai realizar-se em formato online este ano. Paddy Cosgrave pretendia realizar um evento híbrido (presencial e digital) mas, depois das conversações com o Governo e o Município de Lisboa, foi decidido que será uma edição 100% digital por causa da pandemia de covid-19.

“Lisboa continua a ser a casa da Web Summit, mas com o crescimento de infeções e surtos de covid-19 na Europa, temos de pensar no que é melhor para os portugueses e para os nossos participantes“, escreveu Paddy Cosgrave, em comunicado. “A forma mais segura e mais razoável de repetir o Web Summit é fazê-lo totalmente online em 2020”.

“Esperamos receber novamente os participantes em Lisboa em 2021”, disse Paddy Cosgrave, antecipando o regresso ao modelo presencial que, em anos anteriores, tem tido um forte impacto na economia da cidade de Lisboa.

A cimeira tecnológica vai realizar-se entre os dias 2 e 4 de dezembro no mundo virtual, sendo expectável que mais de 100 mil pessoas acedam ao evento português, no qual serão realizadas entrevistas a centenas de CEO de startups nacionais.

A Web Summit vai contar com cerca de 800 oradores, incluindo o presidente-executivo da Zoom Eric Yuan e a estrela do cinema Chris Evans.

A organização deve oferecer 50 mil entradas na cimeira online à comunidade universitária, incluindo recém-licenciados interessados em trabalhar numa startup portuguesa ou abrirem uma própria.

Também vai ser criado um novo canal e dedicado exclusivamente a Portugal. “O canal de Portugal irá igualmente explorar a cultura do país, arte, cultura, história e indústria do turismo, exibindo oportunidades de investimento em Portugal e na capital como um tech hub global”, descreve a organização.

No ano passado, Lisboa recebeu mais de 70 mil pessoas, de 163 países.

Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave, Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é considerada um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores. A cimeira tecnológica, que nasceu, em 2010, na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É positivo que se mantenha em Portugal, é crucial surgirem novas startups portuguesas sobretudo ao nível digital, é um evento que pode servir de alavanca para a economia do país e divulgar novas empresas nacionais além fronteiras!

RESPONDER

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …