Web Summit. Melhor start up ensina carros a conduzir sozinhos

Condução autónoma baseada apenas no cérebro dos carros e não em dezenas de câmaras ou sensores, como faz a concorrência. Esta foi a proposta da Wayve que conquistou o prémio Pitch, de melhor startup da edição de 2018 da Web Summit.

A empresa fundada em Cambridge, Reino Unido, quer lançar esta tecnologia nos carros daqui a cinco ou seis anos e está atenta às cidades portuguesas para os testes, conforme explicou Alex Kendall, um dos fundadores, em conferência de imprensa após a entrega do troféu, na quinta-feira.

“Estamos a desenvolver um sistema de condução autónoma que está mais focado na inteligência e no cérebro do carro do que em dezenas de sensores. Se tivermos cem câmaras e lasers no nosso veículo, ele fica bastante confuso em relação ao que quer fazer, porque podem discordar uns dos outros. Temos de nos focar na inteligência do carro, que tem de compreender o ambiente e as decisões que tem de tomar”, explicou.

Atualmente, a Wayve está a fazer os primeiros testes no Reino Unido, usando um software para que o veículo aprenda por si próprio a guiar sozinho. Isto é possível graças à tecnologia de computer vision, em que os computadores têm um grande nível de compreensão de tudo o que está ao redor, segundo o Dinheiro Vivo.

O desenvolvimento da condução autónomo pode ser mais barato do que a restante concorrência tem feito “nos últimos dez anos e que não tem tido grandes progressos”. “O nosso objetivo é construir um sistema que aprende a guiar com base no que vê e que não precisa de mapas. Espero que possamos começar a testar em larga escala nos próximos dois anos, em 2021”, referiu Kendall.

Depois de 2021, a Wayve quer começar a disponibilizar a tecnologia ao mercado nos dois seguintes. Em 2023 ou 2024, a solução desta startup estará em 100 cidades de todo o mundo.

Os finalistas

Além da Wayve, foram selecionadas como finalistas a FactMata, que é uma startup que quer combater as notícias falsas através de uma ferramenta de inteligência que classifica automaticamente a qualidade e credibilidade de cada notícia. Esta solução tanto funciona para as empresas de comunicação social como para as empresas de publicidade, que passam a saber onde devem colocar os seus anúncios.

A terceira finalista foi a lvl5, que também quer uma solução para os carros autónomos que dispensa os mapas, graças à triangulação do sinal em três dimensões. Esta foi a startup eleita pelos utilizadores da aplicação da Web Summit, que também participaram na votação. No entanto, como os votos do público só têm uma ponderação de 25%, a vitória foi para a Wayve.

Prémio sem dinheiro

A vitória no concurso da Web Summit não vai representar qualquer encaixe financeiro para a startup britânica, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores. “O prémio é o troféu e a oportunidade de falar convosco. Irá permitir obter muito crescimento para nós e abrir-nos várias portas”, disse Kendall.

A ausência de prémios financeiros deverá dever-se à falta de patrocínios a esta competição. Nos anos anteriores, marcas como a Mercedes ou a Coca-Cola atribuíram um cheque à melhor startup desta concurso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta uma nova estrela rodeada de "mega-estrutura alienígena"

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível mega-estrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Casa Branca ameaça voltar a retirar credencial de jornalista da CNN

A Casa Branca enviou domingo uma carta ao jornalista da CNN a quem tinha retirado e voltado a dar a acreditação, ameaçando que o voltará a suspender logo que caduque a ordem judicial. A administração Trump …

Telejornais são poucos rigorosos a noticiar violência doméstica e tendem a justificar o crime

Os telejornais são poucos rigorosos a noticiar a violência doméstica, tendendo a "justificar" este tipo de crime. Esta é a conclusão de um estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que aconselha as …

Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, preso no Japão

O presidente do conselho de administração da Nissan Motor Co, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, foi detido esta segunda-feira em Tóquio após uma investigação das autoridades japonesas por alegadas irregularidades nas suas finanças pessoais. Segundo informou a …

"O meu coração voltou a bater." Japonês casou-se com a namorada holográfica

Um japonês de 35 anos casou com uma cantora pop holográfica virtual. Akihiko Kondo revela por que prefere mulheres virtuais a reais: "Não nos engana, não envelhece e não morre." A sua paixão pelo universo anime …

Picasso encontrado na Roménia é, na verdade, um truque de publicidade

O quadro encontrado neste domingo na Roménia, que se acreditava ser o Tête d'Arlequin (Cabeça de Arlerquim) de Picasso, obra roubada em 2012 na Holanda, é, na verdade, uma cópia da tela, que foi utilizada por …

O preço do barril desce, mas o preço do gasóleo não

"Por que razão desce o preço do barril, mas não desce o preço do gasóleo?" A Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) exige respostas ao Governo. Esta semana começa com descidas: tanto a …

Escavações em Miranda do Douro desvendam fragmentos da "Guerra do Mirandum"

Os arqueólogos que realizam escavações no antigo Castelo de Miranda do Douro descobriram, em cerca de duas semanas, importantes elementos da "Guerra do Mirandum", como uma bancada de tiro, pedaços de cerâmica e moedas. "Estamos otimistas …

Touradas: "Há deputados que têm medo do PAN"

Ainda sobre o polémico tema das touradas, Manuel Alegre diz que anda tudo com medo da esquerda urbana e aconselha cuidado aos políticos. "Um dia o campo pode revoltar-se." Em entrevista à TSF/Diário de Notícias, o …

Troço de estrada ruiu em Évora. Há quatro a cinco pessoas submersas

A Proteção Civil suspeita que quatro a cinco pessoas poderão ter ficado submersas esta segunda-feira numa pedreira na zona de Borba, no distrito de Évora, depois de uma estrada ter abatido, disse à Lusa fonte …