//

Web Summit. Melhor start up ensina carros a conduzir sozinhos

Condução autónoma baseada apenas no cérebro dos carros e não em dezenas de câmaras ou sensores, como faz a concorrência. Esta foi a proposta da Wayve que conquistou o prémio Pitch, de melhor startup da edição de 2018 da Web Summit.

A empresa fundada em Cambridge, Reino Unido, quer lançar esta tecnologia nos carros daqui a cinco ou seis anos e está atenta às cidades portuguesas para os testes, conforme explicou Alex Kendall, um dos fundadores, em conferência de imprensa após a entrega do troféu, na quinta-feira.

“Estamos a desenvolver um sistema de condução autónoma que está mais focado na inteligência e no cérebro do carro do que em dezenas de sensores. Se tivermos cem câmaras e lasers no nosso veículo, ele fica bastante confuso em relação ao que quer fazer, porque podem discordar uns dos outros. Temos de nos focar na inteligência do carro, que tem de compreender o ambiente e as decisões que tem de tomar”, explicou.

Atualmente, a Wayve está a fazer os primeiros testes no Reino Unido, usando um software para que o veículo aprenda por si próprio a guiar sozinho. Isto é possível graças à tecnologia de computer vision, em que os computadores têm um grande nível de compreensão de tudo o que está ao redor, segundo o Dinheiro Vivo.

O desenvolvimento da condução autónomo pode ser mais barato do que a restante concorrência tem feito “nos últimos dez anos e que não tem tido grandes progressos”. “O nosso objetivo é construir um sistema que aprende a guiar com base no que vê e que não precisa de mapas. Espero que possamos começar a testar em larga escala nos próximos dois anos, em 2021”, referiu Kendall.

Depois de 2021, a Wayve quer começar a disponibilizar a tecnologia ao mercado nos dois seguintes. Em 2023 ou 2024, a solução desta startup estará em 100 cidades de todo o mundo.

Os finalistas

Além da Wayve, foram selecionadas como finalistas a FactMata, que é uma startup que quer combater as notícias falsas através de uma ferramenta de inteligência que classifica automaticamente a qualidade e credibilidade de cada notícia. Esta solução tanto funciona para as empresas de comunicação social como para as empresas de publicidade, que passam a saber onde devem colocar os seus anúncios.

A terceira finalista foi a lvl5, que também quer uma solução para os carros autónomos que dispensa os mapas, graças à triangulação do sinal em três dimensões. Esta foi a startup eleita pelos utilizadores da aplicação da Web Summit, que também participaram na votação. No entanto, como os votos do público só têm uma ponderação de 25%, a vitória foi para a Wayve.

Prémio sem dinheiro

A vitória no concurso da Web Summit não vai representar qualquer encaixe financeiro para a startup britânica, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores. “O prémio é o troféu e a oportunidade de falar convosco. Irá permitir obter muito crescimento para nós e abrir-nos várias portas”, disse Kendall.

A ausência de prémios financeiros deverá dever-se à falta de patrocínios a esta competição. Nos anos anteriores, marcas como a Mercedes ou a Coca-Cola atribuíram um cheque à melhor startup desta concurso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.