Web Summit. Melhor start up ensina carros a conduzir sozinhos

Condução autónoma baseada apenas no cérebro dos carros e não em dezenas de câmaras ou sensores, como faz a concorrência. Esta foi a proposta da Wayve que conquistou o prémio Pitch, de melhor startup da edição de 2018 da Web Summit.

A empresa fundada em Cambridge, Reino Unido, quer lançar esta tecnologia nos carros daqui a cinco ou seis anos e está atenta às cidades portuguesas para os testes, conforme explicou Alex Kendall, um dos fundadores, em conferência de imprensa após a entrega do troféu, na quinta-feira.

“Estamos a desenvolver um sistema de condução autónoma que está mais focado na inteligência e no cérebro do carro do que em dezenas de sensores. Se tivermos cem câmaras e lasers no nosso veículo, ele fica bastante confuso em relação ao que quer fazer, porque podem discordar uns dos outros. Temos de nos focar na inteligência do carro, que tem de compreender o ambiente e as decisões que tem de tomar”, explicou.

Atualmente, a Wayve está a fazer os primeiros testes no Reino Unido, usando um software para que o veículo aprenda por si próprio a guiar sozinho. Isto é possível graças à tecnologia de computer vision, em que os computadores têm um grande nível de compreensão de tudo o que está ao redor, segundo o Dinheiro Vivo.

O desenvolvimento da condução autónomo pode ser mais barato do que a restante concorrência tem feito “nos últimos dez anos e que não tem tido grandes progressos”. “O nosso objetivo é construir um sistema que aprende a guiar com base no que vê e que não precisa de mapas. Espero que possamos começar a testar em larga escala nos próximos dois anos, em 2021”, referiu Kendall.

Depois de 2021, a Wayve quer começar a disponibilizar a tecnologia ao mercado nos dois seguintes. Em 2023 ou 2024, a solução desta startup estará em 100 cidades de todo o mundo.

Os finalistas

Além da Wayve, foram selecionadas como finalistas a FactMata, que é uma startup que quer combater as notícias falsas através de uma ferramenta de inteligência que classifica automaticamente a qualidade e credibilidade de cada notícia. Esta solução tanto funciona para as empresas de comunicação social como para as empresas de publicidade, que passam a saber onde devem colocar os seus anúncios.

A terceira finalista foi a lvl5, que também quer uma solução para os carros autónomos que dispensa os mapas, graças à triangulação do sinal em três dimensões. Esta foi a startup eleita pelos utilizadores da aplicação da Web Summit, que também participaram na votação. No entanto, como os votos do público só têm uma ponderação de 25%, a vitória foi para a Wayve.

Prémio sem dinheiro

A vitória no concurso da Web Summit não vai representar qualquer encaixe financeiro para a startup britânica, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores. “O prémio é o troféu e a oportunidade de falar convosco. Irá permitir obter muito crescimento para nós e abrir-nos várias portas”, disse Kendall.

A ausência de prémios financeiros deverá dever-se à falta de patrocínios a esta competição. Nos anos anteriores, marcas como a Mercedes ou a Coca-Cola atribuíram um cheque à melhor startup desta concurso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …