Web Summit. Melhor start up ensina carros a conduzir sozinhos

Condução autónoma baseada apenas no cérebro dos carros e não em dezenas de câmaras ou sensores, como faz a concorrência. Esta foi a proposta da Wayve que conquistou o prémio Pitch, de melhor startup da edição de 2018 da Web Summit.

A empresa fundada em Cambridge, Reino Unido, quer lançar esta tecnologia nos carros daqui a cinco ou seis anos e está atenta às cidades portuguesas para os testes, conforme explicou Alex Kendall, um dos fundadores, em conferência de imprensa após a entrega do troféu, na quinta-feira.

“Estamos a desenvolver um sistema de condução autónoma que está mais focado na inteligência e no cérebro do carro do que em dezenas de sensores. Se tivermos cem câmaras e lasers no nosso veículo, ele fica bastante confuso em relação ao que quer fazer, porque podem discordar uns dos outros. Temos de nos focar na inteligência do carro, que tem de compreender o ambiente e as decisões que tem de tomar”, explicou.

Atualmente, a Wayve está a fazer os primeiros testes no Reino Unido, usando um software para que o veículo aprenda por si próprio a guiar sozinho. Isto é possível graças à tecnologia de computer vision, em que os computadores têm um grande nível de compreensão de tudo o que está ao redor, segundo o Dinheiro Vivo.

O desenvolvimento da condução autónomo pode ser mais barato do que a restante concorrência tem feito “nos últimos dez anos e que não tem tido grandes progressos”. “O nosso objetivo é construir um sistema que aprende a guiar com base no que vê e que não precisa de mapas. Espero que possamos começar a testar em larga escala nos próximos dois anos, em 2021”, referiu Kendall.

Depois de 2021, a Wayve quer começar a disponibilizar a tecnologia ao mercado nos dois seguintes. Em 2023 ou 2024, a solução desta startup estará em 100 cidades de todo o mundo.

Os finalistas

Além da Wayve, foram selecionadas como finalistas a FactMata, que é uma startup que quer combater as notícias falsas através de uma ferramenta de inteligência que classifica automaticamente a qualidade e credibilidade de cada notícia. Esta solução tanto funciona para as empresas de comunicação social como para as empresas de publicidade, que passam a saber onde devem colocar os seus anúncios.

A terceira finalista foi a lvl5, que também quer uma solução para os carros autónomos que dispensa os mapas, graças à triangulação do sinal em três dimensões. Esta foi a startup eleita pelos utilizadores da aplicação da Web Summit, que também participaram na votação. No entanto, como os votos do público só têm uma ponderação de 25%, a vitória foi para a Wayve.

Prémio sem dinheiro

A vitória no concurso da Web Summit não vai representar qualquer encaixe financeiro para a startup britânica, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores. “O prémio é o troféu e a oportunidade de falar convosco. Irá permitir obter muito crescimento para nós e abrir-nos várias portas”, disse Kendall.

A ausência de prémios financeiros deverá dever-se à falta de patrocínios a esta competição. Nos anos anteriores, marcas como a Mercedes ou a Coca-Cola atribuíram um cheque à melhor startup desta concurso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …