Loki, o maior vulcão de Io, pode estar prestes a entrar em erupção

(dr) NASA / JPL

Loki, o vulcão da lua de Júpiter Io

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão.

De acordo com o Science Alert, o vulcão Loki, o maior da lua de Júpiter Io, foi originalmente descoberto com um ciclo de cerca de 540 dias — uma conclusão baseada nas observações dos cientistas entre 1988 e 2000 e depois descritas num artigo liderado pela física e cientista planetária Julie Rathbun, do Instituto de Ciência Planetária, nos EUA.

Até 2001, o Loki funcionou como um relógio suíço. No início de uma erupção, iluminava-se e permanecia brilhante durante cerca de 230 dias, antes de ficar mais escuro novamente (e depois o ciclo repetia-se). Depois desse ano, o vulcão parou de brilhar e escureceu.

Porém, em 2013 — e desde então —, o vulcão começou novamente a ter o mesmo comportamento, embora com um ciclo um pouco mais curto: 475 dias, em vez de 540.

“Se este comportamento se mantiver, o Loki vai entrar em erupção em setembro de 2019. Já conseguimos prever corretamente que a última erupção ocorreria em maio de 2018”, afirma Julie Rathbun, que apresentou as suas descobertas no EPSC-DPS Joint Meeting 2019, na cidade suíça de Genebra.

A equipa de cientistas interpretou Loki como um lago de lava numa depressão semelhante a uma cratera chamada patera, com cerca de 200 quilómetros de largura. À medida que a crosta de arrefecimento na superfície do lago se torna gravitacionalmente instável e entra em colapso, o poço “tomba”, sendo inundada por lava fresca.

Esta conclusão foi suportada por observações relatadas em 2017 que viram ondas de lava a rolar lentamente por patera, num processo que pode demorar até 230 dias.

Ainda não se sabe o que causou o hiato entre 2001 e 2013, mas uma possível explicação poderia implicar mudanças no conteúdo volátil do magma, o que afeta a densidade do magma e da crosta. Mesmo uma pequena mudança pode produzir grandes variações no tempo que a crosta demora para se afundar.

No ano passado, a última erupção começou entre 23 de maio e 6 de junho. Isto significa que a janela de 475 dias deste ano é entre 9 e 24 de setembro (logo, pode já até ter começado).

“Os vulcões são difíceis de prever porque são muito complicados. Muitas coisas influenciam as erupções vulcânicas, incluindo a taxa de suprimento de magma, a composição do magma — particularmente a presença de bolhas no magma, o tipo de rocha em que o vulcão se encontra, o estado de fratura da rocha, entre outros”, afirma Rathbun.

“Achamos que Loki pode ser mais previsível por ser muito grande. Devido ao seu tamanho, a física básica provavelmente irá dominar quando entrar em erupção, logo as pequenas complicações que afetam vulcões menores não o afetarão tanto”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …