/

Vulcão Fuego entra em erupção e lança cinzas a 4 km de altura

rodolfoaraiza.com / Flickr

Erupção do vulcão Fuego, na Guatemala

Erupção do vulcão Fuego, na Guatemala

O vulcão Fuego, situado 50 quilómetros a oeste da capital da Guatemala, está esta segunda-feira a expelir colunas de cinza a cerca de 4.500 metros de altura, depois de no domingo se terem intensificado as suas explosões.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia da Guatemala (Insivumeh) indicou que o vulcão, localizado entre os departamentos guatemaltecos de Sacatepéquez e Chimaltenango, está a registar explosões débeis a moderadas, sem que até agora, de acordo com as autoridades, represente um perigo para os habitantes da região.

O Insivumeh explicou que as explosões fazem vibrar os telhados e as janelas das casas nas aldeias situadas a sudoeste do vulcão e geram ruídos de libertação de gás semelhantes às turbinas de um avião, com uma duração de entre dois e três minutos.

As colunas de fumo, precisou o mesmo organismo, deslocam-se hoje na direção sul e sudoeste a uma distância de 10 quilómetros do vulcão, de 3.763 metros de altura.

A estação sísmica instalada no vulcão Fuego está a registar vibração interna e durante a noite observam-se avalanches incandescentes que chegam à vegetação da zona, acrescentou.

Por sua vez, a Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) afirmou que mantém a vigilância, juntamente com as autoridades locais e municipais, para alertar a população de qualquer alteração.

O Insivumeh recomendou à Direção-Geral de Aeronáutica Civil que tome precauções quanto à navegação aérea na região.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.