Vulcão do Fogo e Salinas de Pedra de Lume entre as 7 Maravilhas de Cabo Verde

O Vulcão do Fogo, a Praia de Santa Maria (Sal), as Salinas de Pedra de Lume (Sal), as Dunas de Boa Vista, Carbeirinho, o Parque natural de Monte Gordo (S. Nicolau) e Monte Cara (São Vicente) foram eleitas as 7 Maravilhas de Cabo Verde divulgadas este fim-de-semana.

Entre um total de 400 sítios identificados numa primeira fase, sítios e patrimónios naturais chegaram à fase final do concurso, organizado pela Rede Parlamentar para o Ambiente e Luta contra a Desertificação (RPALD).

O concurso abarcou as categorias de montanha, serra e falésia (Monte Cara); monumento natural de cariz vulcânico (Vulcão do Fogo); ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais (Carbeirinho); baías, enseadas, angras e zonas húmidas (Salinas de Pedra de Lume); praias de areia branca ou negra (Praia de Santa Maria); dunas e corredores dunares (Deserto de Viana, dunas da Boavista) e paisagens ou áreas de interesse científico (Parque natural de Monte Gordo).

O projecto “7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde” é uma iniciativa da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza (RPALCDP) que tem como propósito promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde.

Segundo a presidente da Comissão Nacional, a deputada Eunice Silva, as primeiras acções a serem desenvolvidas para a preservação e divulgação das 7 Maravilhas de Cabo Verde, versam a consolidação da base de dados, a produção do livro tesouro, o catálogo dos patrimónios de cada município e a carta turística.

Na ocasião, o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, instou os cabo-verdianos a estimularem esta iniciativa e a visitar e descobrir as diversas maravilhas que o país tem.

O projecto 7 Maravilhas de Cabo Verde, de acordo com a organização, contém uma visão estratégica de reforçar a identidade nacional, através da promoção, valorização e preservação da natureza.

Pretende-se com esta iniciativa promover a consciência ambiental, despertar a sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização e preservação do património natural, mobilizar a sociedade para descobrir Cabo Verde, visando conhecer melhor o seu território e paisagens naturais existentes nas ilhas, acrescenta a organização.

A eleição das 7 Maravilhas gerou controvérsia sobretudo pelo facto de o Parque Natural de Cova (Santo Antão) não ter sido eleita e de Santiago ter ficado de fora das 7 eleitas.

Sobre o facto de nem todas as ilhas terem locais na lista das Sete Maravilhas Naturais, o que mereceu muitas críticas, sobretudo de Santiago e Santo Antão, Eunice Silva desdramatizou e disse que todas as ilhas têm as suas maravilhas, frisando que as sete escolhidas são nacionais.

“O importante não é ganhar ou não ganhar, mas sim conhecer esses sítios monumentais, preservá-los e conservá-los. Cabo Verde é um país arquipelágico muito frágil que deve ser preservado”, argumentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez hoje seis mortos e dois feridos graves em …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …