Vulcão do Fogo e Salinas de Pedra de Lume entre as 7 Maravilhas de Cabo Verde

O Vulcão do Fogo, a Praia de Santa Maria (Sal), as Salinas de Pedra de Lume (Sal), as Dunas de Boa Vista, Carbeirinho, o Parque natural de Monte Gordo (S. Nicolau) e Monte Cara (São Vicente) foram eleitas as 7 Maravilhas de Cabo Verde divulgadas este fim-de-semana.

Entre um total de 400 sítios identificados numa primeira fase, sítios e patrimónios naturais chegaram à fase final do concurso, organizado pela Rede Parlamentar para o Ambiente e Luta contra a Desertificação (RPALD).

O concurso abarcou as categorias de montanha, serra e falésia (Monte Cara); monumento natural de cariz vulcânico (Vulcão do Fogo); ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais (Carbeirinho); baías, enseadas, angras e zonas húmidas (Salinas de Pedra de Lume); praias de areia branca ou negra (Praia de Santa Maria); dunas e corredores dunares (Deserto de Viana, dunas da Boavista) e paisagens ou áreas de interesse científico (Parque natural de Monte Gordo).

O projecto “7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde” é uma iniciativa da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza (RPALCDP) que tem como propósito promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde.

Segundo a presidente da Comissão Nacional, a deputada Eunice Silva, as primeiras acções a serem desenvolvidas para a preservação e divulgação das 7 Maravilhas de Cabo Verde, versam a consolidação da base de dados, a produção do livro tesouro, o catálogo dos patrimónios de cada município e a carta turística.

Na ocasião, o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, instou os cabo-verdianos a estimularem esta iniciativa e a visitar e descobrir as diversas maravilhas que o país tem.

O projecto 7 Maravilhas de Cabo Verde, de acordo com a organização, contém uma visão estratégica de reforçar a identidade nacional, através da promoção, valorização e preservação da natureza.

Pretende-se com esta iniciativa promover a consciência ambiental, despertar a sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização e preservação do património natural, mobilizar a sociedade para descobrir Cabo Verde, visando conhecer melhor o seu território e paisagens naturais existentes nas ilhas, acrescenta a organização.

A eleição das 7 Maravilhas gerou controvérsia sobretudo pelo facto de o Parque Natural de Cova (Santo Antão) não ter sido eleita e de Santiago ter ficado de fora das 7 eleitas.

Sobre o facto de nem todas as ilhas terem locais na lista das Sete Maravilhas Naturais, o que mereceu muitas críticas, sobretudo de Santiago e Santo Antão, Eunice Silva desdramatizou e disse que todas as ilhas têm as suas maravilhas, frisando que as sete escolhidas são nacionais.

“O importante não é ganhar ou não ganhar, mas sim conhecer esses sítios monumentais, preservá-los e conservá-los. Cabo Verde é um país arquipelágico muito frágil que deve ser preservado”, argumentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …