VPN do Facebook espia os utilizadores

O Facebook está a incluir na sua aplicação para telemóveis uma nova opção intitulada “Protect” que, afinal, serve sobretudo para fazer espionagem empresarial, permitindo à rede social roubar ideias e ganhar vantagem sobre a concorrência.

O alerta é lançado pelo site de tecnologia TechCrunch que explica que a opção “Protect” (Proteger em português) direcciona os utilizadores da aplicação para telemóveis do Facebook para a App Store, desafiando-os a instalar o serviço Virtual Private Network (VPN) chamado Onavo.

A Onavo surge, assim, como uma ferramenta VPN, ou seja, um sistema de protecção de dados e de privacidade que permite encriptar as informações dos utilizadores quando estes visitam sites, de modo a não serem rastreados.

Embora “mascarem” a actividade dos utilizadores, não permitindo a terceiros a recolha de dados dos mesmos, as VPN´s podem registar tudo o que os seus clientes fazem online. E é precisamente isso que a Onavo faz, mas sob a “máscara” da protecção e com um intuito que passa precisamente pela recolha de dados para uso próprio – já que o Facebook não é uma empresa de Segurança Informática.

Na App Store nota-se que que a Onavo “guarda com segurança os logins de websites e informações pessoais, como contas bancárias e números dos cartões de crédito”, protegendo as “informações privadas dos websites móveis maliciosos, de phishing e não seguros, que podem ver e partilhar as suas informações privadas”.

Aquilo que não se explica é que a Onavo permite ao Facebook saber tudo o que as pessoas fazem nos seus telemóveis, mesmo fora do âmbito da rede social. A ferramenta permite à empresa monitorizar os hábitos no uso da Internet global, conseguindo rastrear informações sobre outras aplicações e sobre a forma como os utilizadores interagem com ela.

É, assim, uma ferramenta preciosa em termos de espionagem empresarial. A Onavo “permite ao Facebook monitorizar a actividade dos utilizadores entre aplicações”, o que dá à rede social “uma grande vantagem em termos de detectar novas tendências em todo o vasto ecossistema mobile“, explica o TechCrunch.

O Facebook pode através da ferramenta perceber em primeira mão que “aplicações estão a tornar-se grandes sucessos”, quais estão a crescer mais lentamente e que “características novas” dessas aplicações estão a resultar melhor com os utilizadores, refere o site tecnológico.

Onavo permitiu “esmagar” rede social em crescimento

A rede social de Mark Zuckerberg já terá tirado partido dos dados da Onavo para ober vantagem relativamente à concorrência, nomeadamente na “batalha com o Snapchat”, segundo o TechCrunch.

Um artigo de Agosto de 2017 do The Wall Street Journal mencionava precisamente este dado, realçando que o Facebook conseguiu perceber antecipadamente que o lançamento da funcionalidade “Histórias” no Instagram, rede social de que é proprietária, estava a afectar negativamente o crescimento do Snapchat, a rede social focada nos telemóveis que se baseia na criação de mensagens instantâneas para Android e iOS.

O TechCrunch acrescenta que a Onavo também permitiu ao Facebook “esmagar” uma outra rede social, vocacionada para adolescentes, que não chegou a afirmar-se, integrando uma das suas funcionalidades que estaria a ter grande sucesso nos telemóveis.

A VPN do Facebook não estará disponível para os utilizadores de todo o mundo. A rede social confirma ao TechCrunch que a Onavo está neste momento disponível nos EUA em dispositivos iOS. Mas o site frisa que terá também utilizadores no Brasil e na Índia e que já terá sido detectada, em 2016, no Reino Unido.

O Gestor de Produto da Onavo, Erez Naveh, explica ao site tecnológico que “como outras VPNs”, esta “actua como uma ligação segura para proteger as pessoas de sites potencialmente perigosos”.

Naveh também reconhece que “a aplicação pode recolher dados de tráfego mobile para ajudar a reconhecer tácticas que agentes maus utilizam”, destacando que isso “ajuda a ferramenta a funcionar melhor” ao longo do tempo, mas não confirmando os aspectos maliciosos da Onavo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. edge-chat.facebook.com,0-edge-chat.facebook.com,1-edge-chat.facebook.com,2-edge-chat.facebook.com,3-edge-chat.facebook.com,4-edge-chat.facebook.com,5-edge-chat.facebook.com,6-edge-chat.facebook.com
    O facebook já nos espia diariamente basta ligar e estamos constantemente a ser monitorizados por 7 paginas que mostram que está online ou esteve á 1 minuto no facebook mesmo com o chat desligado.
    por isso o facebook não tem privacidade nenhuma.

  2. A partir do momento em que as nossas mensagens passam pelo server de alguém, esse alguém pode ver – nao tenhamos ilusões. Mesmo que sejam cifradas, esemplo whatsapp: são eles que cifram as mensagens.
    Nem mesmo os SMS’s escapam, também passam pelos servers dos operadores/fornecedores de telefonia móvel.
    O único modo è cifrar ANTES de enviar, con software independente que não se baseie em servers de ninguém.

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …