61% votam a favor da eutanásia no país

3

Quase dois terços dos portugueses (61%) garantem que votariam a favor da eutanásia se a despenalização da morte medicamente assistida fosse submetida a referendo.

Segundo os dados obtidos numa sondagem feita pela Aximage para o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a TSF, só 41% dos inquiridos acreditam na possibilidade de o Presidente da República aprovar a lei nesta legislatura – 31% estão convictos de que Marcelo Rebelo de Sousa não o fará e 28% “não sabe”.

Questionados sobre a posição de voto num referendo, 17% respondem que votariam “contra”, 9% dizem que não votariam e 13% manifestaram não ter opinião sobre a matéria. Entre os 61% que votariam a favor, 70% têm entre 18 e 34 anos. Entre os inquiridos com mais de 65 anos só 48% disseram que votariam a favor.

O Tribunal Constitucional chumbou em janeiro, pela segunda vez, o decreto aprovado no Parlamento por entender que possui normas inconstitucionais. Desde 2020, foi a terceira vez que os deputados aprovaram a medida. Marcelo vetou uma vez o diploma e pediu por duas vezes a fiscalização preventiva do decreto ao TC.

O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, anunciou, dois depois da decisão do tribunal, que os deputados vão analisar o acórdão e aprovar as alterações que considerem “pertinentes”.

Já o líder do PSD, Luís Montenegro, disse que o partido voltará a propor a realização de um referendo no início da próxima sessão legislativa. “Chega de teimosia. A discussão da eutanásia deve sair das quatro paredes do Parlamento”, declarou.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.