Votação do Brexit pode ter sido influenciada por ataque de hackers

-

O Parlamento britânico admite que um site que permitia aos cidadãos do Reino Unido registarem-se para poderem votar no referendo que decretou a saída do país da União Europeia, pode ter sido alvo de um ataque de hackers de nações estrangeiras, com vista a influenciar o sentido de voto.

Este dado consta do relatório de uma Comissão do Parlamento do Reino Unido que foi divulgado nesta quarta-feira pela agência Reuters.

O site em causa ficou indisponível pouco antes de terminar o prazo para que os britânicos pudessem inscrever-se para votar no referendo que terminou com a vitória do Brexit.

Depois disso, o governo decidiu prolongar a data final para essa inscrição, atribuindo a falha do site ao excesso de acessos.

Mas agora, o Comité de Administração Pública e Assuntos Constitucionais (PACAC na sigla original em inglês) do Parlamento britânico assume que o site pode, afinal, ter sido alvo de um ataque de hackers do tipo DOS (Denial of Service).

“O PACAC está profundamente preocupado com estas alegações quanto à interferência estrangeira”, aponta-se no relatório que faz referências à China e à Rússia, embora sem atribuir a estes países responsabilidades directas pelo ataque, conforme cita a Reuters.

Rússia e China e a psicologia de massas

“O entendimento dos EUA e do Reino Unido do “ciber” é predominantemente técnico e baseado em redes de computador. Por exemplo, a Rússia e a China usam uma abordagem cognitiva baseada no entendimento da psicologia de massas e de como explorar indivíduos”, escrevem os deputados.

“As implicações deste diferente entendimento do ciber-ataque, como puramente técnico ou como indo além do digital para influenciar a opinião pública, para interferência em eleições e referendos, são claras”, concluem os parlamentares britânicos.

A Rússia já foi acusada de ter influenciado as eleições para a presidência dos EUA, em 2016. Neste ano, surgiram também notícias sobre a eventual tentativa de influência do país da Europa de Leste nas eleições para a presidência de França.

O jornal The Guardian avança também, que o Reino Unido tem sido alvo de ataques de hackers “patrocinados pelo Estado russo” para “roubar segredos de defesa e de política internacional”, citando alegações de um elemento do GCHQ, serviço de inteligência britânica.

De acordo com o mesmo jornal, o Centro de Cibersegurança Nacional do Reino Unido bloqueou “34,550 ataques potenciais” a departamentos e a membros do governo, no decurso de apenas seis meses, o que dá “cerca de 200 casos por dia”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Continuem a tomar decisões importantes com o uso de tecnologia, depois queixem-se. Qualquer hacker de jeito, faz o que quer. Papel e caneta volta estás perdoado.

RESPONDER

Vulcão submerso no Alasca cria bolhas de gás explosivas maiores do que um campo de futebol

Uma equipa de cientistas do US Geological Survey (USGS) descobriu na Ilha de Bogoslof, no Alasca, Estados Unidos, um vulcão que expele gigantescas bolhas de gás explosivas, maiores do que um campo de futebol. Os especialistas …

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …