Volkswagen reitera que não compensa clientes europeus

Mesmo depois da pressão de Bruxelas, a Volkswagen insiste na recusa em compensar os 8,5 milhões de clientes europeus afetados pela fraude das emissões nos motores a gasóleo.

A gigante automóvel alemã refere que “na Europa estamos focados nos processos de reparação”, num comunicado emitido esta quinta-feira depois do encontro desta quinta-feira, em Bruxelas, entre o líder da fabricante automóvel, Matthias Muller, e a comissária europeia da Indústria, Elzbieta Bienkowska.

A comissária tinha pedido na semana passada por carta ao grupo automóvel que reconsiderasse a decisão de não compensar os clientes, e insistiu novamente no encontro desta quinta-feira.

No entanto, a marca sustenta que “a questão da compensação vai além das diferenças entre EUA e a União Europeia e desempenha um papel fundamental em ver a Volkswagen como uma marca responsável e confiável”, diz a missiva.

Nos EUA, os consumidores lesados têm direito a valores de mil dólares em compras nos concessionários da marca e em serviços de reparações.

A Volkswagen insiste que “não é automaticamente comparável a comparação com os EUA e o Canadá a situação no resto do mundo” e alega que as reparações no continente norte-americano vão demorar muito mais tempo do que na Europa, cuja solução aguarda pela autorização do regulador automóvel alemão, o KBA.

Muller comprometeu-se a partilhar “sem demora” todas as informações técnicas solicitadas por Bruxelas.

Oficialmente, são 11 milhões de carros afetados por este caso, mas, no início de outubro, o líder da Volkswagen chegou a dizer que eram 9,5 milhões os automóveis detetados com um dispositivo para enganar as emissões.

No âmbito deste caso, a Comissão Europeia deverá discutir na próxima semana medidas para assumir mais responsabilidades ao nível da homologação de automóveis.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …