Volkswagen reitera que não compensa clientes europeus

Mesmo depois da pressão de Bruxelas, a Volkswagen insiste na recusa em compensar os 8,5 milhões de clientes europeus afetados pela fraude das emissões nos motores a gasóleo.

A gigante automóvel alemã refere que “na Europa estamos focados nos processos de reparação”, num comunicado emitido esta quinta-feira depois do encontro desta quinta-feira, em Bruxelas, entre o líder da fabricante automóvel, Matthias Muller, e a comissária europeia da Indústria, Elzbieta Bienkowska.

A comissária tinha pedido na semana passada por carta ao grupo automóvel que reconsiderasse a decisão de não compensar os clientes, e insistiu novamente no encontro desta quinta-feira.

No entanto, a marca sustenta que “a questão da compensação vai além das diferenças entre EUA e a União Europeia e desempenha um papel fundamental em ver a Volkswagen como uma marca responsável e confiável”, diz a missiva.

Nos EUA, os consumidores lesados têm direito a valores de mil dólares em compras nos concessionários da marca e em serviços de reparações.

A Volkswagen insiste que “não é automaticamente comparável a comparação com os EUA e o Canadá a situação no resto do mundo” e alega que as reparações no continente norte-americano vão demorar muito mais tempo do que na Europa, cuja solução aguarda pela autorização do regulador automóvel alemão, o KBA.

Muller comprometeu-se a partilhar “sem demora” todas as informações técnicas solicitadas por Bruxelas.

Oficialmente, são 11 milhões de carros afetados por este caso, mas, no início de outubro, o líder da Volkswagen chegou a dizer que eram 9,5 milhões os automóveis detetados com um dispositivo para enganar as emissões.

No âmbito deste caso, a Comissão Europeia deverá discutir na próxima semana medidas para assumir mais responsabilidades ao nível da homologação de automóveis.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …