/

A Vodafone está com problemas no seu mercado principal

André-Pierre du Plessis / Flickr

Cartaz Vodafone na Alemanha

Continua a perder clientes, mas aumenta preços. Ou aumenta preços e assim continua a perder clientes?

A Vodafone é uma empresa de telecomunicações com sede no Reino Unido.

É inglesa – voice data fone – mas é uma multinacional que chega a todos os continentes, fornecendo serviços próprios em 21 países – Portugal incluído.

Entre esses países, há um que se destaca na Europa, de longe: a Alemanha.

São mais de 31 milhões de clientes (números de 2023) só no sector das comunicações móveis, distante dos 18 milhões do Reino Unido e da Itália.

Mas a Vodafone está com um problema no seu mercado principal: está a perder clientes.

A tendência manteve-se no último trimestre do ano passado, quando as vendas totais caíram 2,3% e, nos serviços tv+net+móvel, houve uma queda de 1,4%.

Os lucros totais, que tinham subido 1,1% entre Julho e Setembro, voltaram a abrandar e aumentaram apenas 0,3% entre Outubro e Dezembro.

O mercado alemão continua a ser um problema para a Vodafone, destaca o jornal Handelsblatt.

Isto porque a empresa perdeu novamente clientes: são agora menos 143 mil nos serviços móveis, menos 136 mil nos serviços TV e menos 76 mil na rede fixa.

No outro lado deste dilema estão os preços. Como os preços aumentaram (outra vez), os lucros não desceram. Ainda.

Além disso, a Vodafone conseguiu aumentar a proporção de clientes contratuais mais lucrativos, para 63,4% do total.

Em Itália também houve queda nas receitas dos serviços, de 1,3%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.