Ciberataque condicionou muito a operadora, nos últimos quatro dias. E ainda não está tudo resolvido, admite a Vodafone.
Quatro dias depois do ataque informático que condicionou o funcionamento de milhares de casas e de serviços, a Vodafone anunciou que atingiu a estabilidade.
Num comunicado publicado nesta sexta-feira, a empresa indica que os serviços de telefone, dados e televisão passaram a encontrar-se estáveis.
No entanto, “ainda há muito trabalho pela frente para assegurar a total sustentabilidade da operação”, admite a Vodafone, que relata também algumas situações pontuais de instabilidade.
O processo de regresso ao normal nas funcionalidades específicas para clientes empresariais está praticamente concluído.
Num dia, os profissionais da Vodafone conseguiram repor o equivalente a uma década de inovação tecnológica, passando de 2G/3G para 4G/5G.
O comunicado deixa ainda um agradecimento “a todos pela compreensão e pelas muitas manifestações de apoio neste período excecional de crise sem precedentes”.
O ciberataque à Vodafone foi concretizado na segunda-feira. As perturbações espalharam-se, atingiram as casas de muitas pessoas em Portugal, mas também serviços como INEM, bombeiros e caixas Multibanco.
Aparentemente, os piratas não pediram qualquer resgate financeiro. O objectivo seria mesmo perturbar os serviços e, eventualmente, adquirir dados dos clientes.