/

Vodafone foi alvo de ciberataque. Presidente da empresa fala em “ato terrorista”

7

Desde ontem que os serviços da operadora — internet, televisão e telecomunicações – vinham a sofrer perturbações.

A Vodafone confirmou esta manhã que foi alvo de um “ato criminoso” que perturbou os serviços prestados aos clientes e que teve início durante o dia de ontem. “A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e maldoso com o objetivo de causar danos e perturbações”, explicou a empresa em comunicado.”

A gigante das telecomunicações adiantou que “agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os seus serviços”. “Os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país, mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”.

A empresa estima que o reestabelecimento dos serviços ocorra de forma progressiva ao longo desta terça-feira. Segue-se agora uma “investigação aprofundada do ato criminoso”, a qual se deverá prolongar “por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes”. A empresa fez ainda saber que não tem “quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”.

“A Vodafone continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos clientes”, finda o comunicado.

De acordo com o semanário Expresso, a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária já está a investigar o ataque, que terá ocorrido apenas em Portugal, apesar de a operadora funcionar em mais de 20 países.

Numa conferência de imprensa ao final da manhã, Mário Vaz, presidente da Vodafone, reafirmou que o ataque se tratou de um “ato criminoso” que teve claramente como objetivo deixar a rede indisponível, “com gravidade, para dificultar ao máximo o nível dos serviços”.

“[Tratou-se] de um ataque dirigido à rede, com o propósito, seguramente voluntário, intencional de deixar os nossos clientes sem qualquer serviço“, afirmou Mário Vaz. “O objetivo deste ataque foi claramente tornar indisponível a nossa rede e com um nível de gravidade para dificultar ao máximo o nível dos serviços”, acrescentou o responsável, que classificou o ciberataque como um “ato terrorista” e “criminoso”.

Mário Vaz garantiu que está a ser “refeito” tudo o que “foi desfeito”, mas diz tratar-se de “um trabalho moroso”. A empresa conseguiu já recuperar alguns serviços e acredita que conseguirá recuperar os serviços de dados móveis 4G durante a tarde, porém “com elevado grau de incerteza”.

Relativamente a serviços essenciais que dependem da rede da Vodafone Portugal, como o INEM e alguns bombeiros, Mário Vaz admitiu que “houve uma afetação da atividade normal”, e que já foi recuperado o acesso a serviço voz e dados 3G. “Continuamos a trabalhar de forma muito próxima com a equipa do INEM”, garantiu Mário Vaz.

ZAP //

7 Comments

  1. A cibernética e sua Regulação ainda é uma utopia. A capacidade de demonstração de conhecimentos, habilidades e atitudes tecnológicas na Web não precisam de Certificação, de Validação, de Diplomas e de Graus Académicos convencionados na sSociedade. Há verdadeiros Gurus e Génios em Ciências de computação e TIC. O problema das aptidões extraordinárias em Sistemas de informação em rede Web é o “ Génio Maligno” e as “Injustiças Sociais”. As desigualdades sociais…A concorrência desleal, as elites políticas. …Existem muitos Génios em Ciências aplicadas da computação e Internet (sabem-fazer), mas faltam-lhes os valores, as virtudes e a ética do Saber, e Saber-Fazer. Só que “ A Vida Coletiva não é uma Vida Justa”. Nem sempre as boas pessoas e o mérito pessoal são reconhecidas. A Marginalidade e o Isolamento de pessoas não são coisas boas para a vida coletiva e Vida em democracia.

  2. Para um país justo e credível, é preciso a boa Democracia. A conveniência da Lei não é uma coisa boa para a Democracia Representativa. As guerras políticas nunca são justas. A Lei Constitucional só é cumprida por alguns com consciência e compreensão. Qual será o motivo dos Ataques na Web? As respostas são fáceis de dar: maldade, loucura, dinheiro, criar a Confusão em mercados financeiros, destruindo a concorrência ou a competitividade, “um AutoAtaque para justificativa de algo”, um jogo entre cibernautas, etc.

  3. Aqui fica mais uma vez demonstrado a fragilidade da dependência informática. Se um gigante das telecomunicações fica à mercê e sucumbe perante um ataque cibernético, pode imaginar-se que, fazer o mesmo a uma pequena ou média empresa, é brincadeira de crianças. Fica o aviso para aqueles que incentivam e obrigam, para tudo e para nada, o uso da Internet, nomeadamente bancos, segurança social, autoridade tributária, entre outros.

  4. Alguém dizia ,” olhe que não, olhe que não “!! Primeiro foi o face que também tem book, agora uma operadora, Fala-se a meses “nisto” e mais, num apagao de varios dias ,sem comunicação.Porque será..!, Reparem em quanto poder de compra perdemos nos últimos 10 anos. Usem o cérebro de forma realista perante a actualidade…

  5. Agora vejam a vulnerabilidade nestes novos veículos high tech cheios de computadores e cameras de video , o que um hacker não poderá fazer, saber o que se faz ou diz no carro, a localização, conseguem usar as cameras da frente e retaguarda etc , ou seja o condutor e os outros passageiros podem se tornar alvos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.